Mais
×

Como desenhar uma clave de sol

As notas musicais têm nomes e letras de A a G que se agrupam em um conjunto de linhas horizontais e espaços chamados de pauta. As linhas e espaços inferiores têm uma clave de fá no início, enquanto as linhas e espaços superiores têm uma clave de sol. As claves de fá e de sol ajudam o músico a encontrar e ler as notas na pauta, tornando o ato de desenhar uma clave de sol e uma de fá habilidades essenciais a qualquer músico.

Instruções

Clave de Sol (Kathy Hatter)
  1. Desenhe cinco linhas horizontais espaçadas igualmente para a clave de sol e uma linha vertical à esquerda, se estendendo para cima e para baixo das linhas horizontais.

    Linhas horizontais
  2. Inicie a parte central arredondada da clave de sol, na segunda linha horizontal de cima e crie um redemoinho redondo ao lado esquerdo da linha vertical que se estende ao redor do lado direito da linha vertical, assemelhando-se a um "G". Dentro do redomoinho do "G" será feita a segunda linha horizontal na parte de baixo.

    Segunda linha horizontal
  3. Estenda a parte superior da clave para o lado direito da linha vertical e faça um laço até o topo da linha vertical.

    Laço
  4. Desenhe um gancho arredondado na parte inferior da linha vertical que se estenda para baixo da linha horizontal inferior, fazendo um círculo ao final do gancho e preenchendo-o com o lápis para deixá-lo com uma cor mais sólida.

    Clave de sol

Dicas

  • A segunda linha horizontal na parte inferior é a nota ''G'' da clave de sol. A partir dele, os músicos se orientam para encontrar a linha na qual a clave se enrola, a fim de descobrir qual é a linha ''G''.
  • Depois que você aprender as noções básicas do desenho da clave de sol, incline-o ligeiramente para a esquerda sobre a pauta para um melhor resultado final.

O que você precisa

  • Papel branco
  • Régua
  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article