Mais
×

Como desenhar o contorno de uma cabeça de cavalo

Aprender a desenhar animais pode ser uma tarefa difícil. Quando você desenha animais vivos, as proporções são muito importantes, e se o artista não as acerta, o desenho pode não ficar realista. Cavalos são bons modelos para se praticar porque suas caras podem ser desenhadas usando formas básicas para definir o contorno. Ao usar uma forma de diamante, linhas e círculos, o artista pode construir a cabeça de um cavalo com as proporções corretas e deixá-la precisa e viva.

Instruções

Aprenda a desenhar a cabeça de um cavalo usando formas básicas para o contorno (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Desenhe uma linha diagonal na folha de papel em branco usando um lápis. Essa linha é a linha de centro que desce pela cara do cavalo de entre as orelhas até a ponta do nariz. O ângulo da linha vai determinar o ângulo em que o cavalo está com a cabeça virada, e o tamanho dela determina o tamanho da cara do cavalo. Para começar, comece com uma linha de vários centímetros de comprimento.

  2. Desenhe uma linha horizontal através da diagonal a cerca de três quartos da distância da ponta de baixo dela. Essa linha vai determinar a localização dos olhos do cavalo e deve ter mais ou menos a metade do comprimento da linha diagonal.

  3. Crie uma forma de diamante ou pipa conectando todos os quatro pontos das duas linhas. Esse contorno vai fornecer a forma básica para a cara de seu cavalo.

  4. Desenhe um círculo grande cruzando a forma de pipa. O círculo deve ser desenhado do canto esquerdo da forma de pipa e se estender até metade da distância do canto direito. O topo do círculo deve quase se encontrar com a forma de pipa, e a parte de baixo deve estar quase junta ao canto inferior.

  5. Desenhe um círculo pequeno abaixo do círculo grande. O círculo pequeno deve fechar no canto inferior da forma de pipa, e seu contorno deve ficar contra o contorno do círculo grande em uma posição de cerca de 45° do topo do círculo menor. O círculo maior vai fornecer o contorno da bochecha do cavalo, e o menor, do nariz.

  6. Use a linha horizontal dentro da forma de pipa para desenhar o olho do cavalo. Por causa do ângulo do desenho, apenas um dos olhos estará visível. Desenhe um círculo dentro do canto direito da pipa e esboce as pálpebras e cantos do olho.

  7. Desenhe as orelhas do cavalo acima e para a direita e esquerda do canto superior da pipa. Desenhe a testa do cavalo e parte de seu pescoço para guiar o posicionamento das orelhas. Comece no ponto do canto esquerdo da pipa, desenhe um arco que flua entre as orelhas e crista quase no nível da borda esquerda do círculo maior.

  8. Esboce as narinas do cavalo. Baseado no ângulo de seu desenho, uma narina inteira deve ser colocada para a esquerda do centro do círculo menor e uma parcialmente visível nivelada com a primeira na borda exterior do círculo menor.

  9. Esboce a boca do cavalo abaixo das narinas, e defina o formato da cabeça ao escurecer algumas linhas e apagar outras.

  10. Desenhe a crista do olho no canto esquerdo da pipa e depois desenhe uma linha inclinada da parte inferior da crista até a narina parcial. O ângulo de inclinação deve ser menor que o ângulo da forma de pipa. Apague as linhas dentro dos círculos e da forma de pipa, e esboce a mandíbula ao desenhar uma linha conectando as bordas exteriores inferiores dos círculos menor e maior.

Dicas

  • Desenhe as formas usadas para criar o contorno da cabeça do cavalo levemente com o lápis para poder desenhar sobre elas ou apagá-las quando o desenho estiver completo.
  • Depois de completar o contorno da cabeça do cavalo, você pode usar o lápis pra adicionar detalhes de sombreamento ou usar lápis de cor ou canetinhas para adicionar cor.

O que você precisa

  • Papel em branco
  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article