Como desenhar a frente de um relógio analógico

Escrito por tracy wang | Traduzido por gabriela drumond
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar a frente de um relógio analógico
Big Ben, uma das atrações mais populares de Londres, é um relógio analógico (Big Ben clock. Clock in tower image by L. Shat from Fotolia.com)

Os dois estilos de relógio mais populares são os digitais e analógicos. Os digitais contam o tempo com a exibição de números em uma tela, e geralmente são dispositivos eletrônicos. Os analógicos marcam o tempo visualmente através da colocação de um ponteiro curto, a hora, e um ponteiro longo, os minutos, sendo normalmente de natureza mecânica. Os desenhos de um relógio analógico podem ser feitos à mão livre. No entanto, um relógio analógico preciso requer a utilização de ferramentas e de medições cuidadosas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Régua
  • Transferidor
  • Compasso geométrico

Lista completaMinimizar

Instruções

    Desenhe um círculo perfeitamente redondo

  1. 1

    Desenhe um pequeno ponto no meio do papel. Esta marca representa o centro da frente do relógio analógico.

  2. 2

    Ajuste seu compasso geométrico movendo a ponta, ou ponta de não-marcação, a uma distância afastada do lápis, ou ponta de marcação. Aperte o compasso para fincar de forma segura as pontas no lugar. A distância entre as duas extremidades representa o raio ou a metade do diâmetro da sua circunferência.

    Como desenhar a frente de um relógio analógico
    Um compasso geométrico permite que você desenhe círculos perfeitamente redondos de tamanhos diversos (compass studio isolated over white image by dinostock from Fotolia.com)
  3. 3

    Coloque o compasso firmemente sobre a marca do centro. Incline-o ligeiramente para colocar a ponta de lápis levemente sobre o papel. Gire-o em torno da extremidade pontiaguda para que a ponta do lápis se mova e desenhe um círculo perfeito.

    Como desenhar a frente de um relógio analógico
    Aperte a perna pontuda firmemente no papel assim ela não muda de posição (compass image by Sid Viswakumar from Fotolia.com)
  4. 4

    Retire o compasso do papel e deixe-o de lado. Agora você deve ter um círculo perfeito em seu papel e um pequeno ponto que representa a marca do centro.

    Marque as horas

  1. 1

    Coloque uma borda reta ou régua verticalmente sobre o papel. A borda da régua deve ultrapassar a marca de centro. Onde a régua encontrar a parte superior do círculo é a 12ª hora. Desenhe uma pequena marca nessa posição e escreva o número "12" dentro do círculo nesta marca. Onde a régua encontrar com o fundo do círculo é a sexta hora. Desenhe uma pequena marca nesta posição e escreva o número "6" dentro do círculo nesta marca.

  2. 2

    Coloque um transferidor sobre o papel com a cruz exatamente sobre o ponto central de seu círculo e a linha de 90 graus atravessando a 12ª marca . Escreva as horas dentro do círculo nas seguintes linhas de grau: "3" na linha de 0 graus, "2" na linha de 30 graus, "1" na linha de 60 graus, "11" n linha 120, "10" na linha de 150 graus e "9" na linha de 180 graus.

    Dependendo do tamanho do relógio que você está desenhando, talvez seja preciso uma régua para ajudar a prolongar a linha de grau do transferidor para a borda do círculo, a fim de desenhar os seus números nas posições corretas.

    Como desenhar a frente de um relógio analógico
    Um transferidor pode ser usado para medir ângulos precisamente ou especificar distâncias ao redor de um círculo (protractor image by timur1970 from Fotolia.com)
  3. 3

    Vire seu transferidor sobre o papel com a cruz exatamente sobre o ponto central de seu círculo e a linha de 90 graus apontando para baixo através da sexta marca. Escreva as horas dentro do círculo nas seguintes linhas de grau: "4" na linha de 150 graus, "5" na linha de 180 graus, "7" na linha de 60 graus, e "8" na linha de 30 graus.

    Mais uma vez, dependendo do tamanho do relógio que você esteja desenhando, talvez seja preciso uma régua para estender as linhas de graduação do transferidor para a borda do círculo, a fim de desenhar os seus números nas posições corretas.

  4. 4

    Remova o transferidor e a régua do papel, deixando-os de lado. Você agora tem um círculo perfeito com as horas desenhadas em as posições corretas.

    Desenhe a hora

  1. 1

    Escolha o horário que você gostaria que o relógio analógico mostre.

  2. 2

    Desenhe o ponteiro dos minutos, ou o ponteiro mais longo, usando uma régua para desenhar uma linha reta a partir do ponto central até a posição número correto. O comprimento dessa linha deve partir da marca de centro para a borda do círculo, internamente.

  3. 3

    Desenhe o ponteiro das horas, ou o menor ponteiro, usando uma régua para desenhar uma linha reta a partir do ponto central até a posição do número correto. O comprimento dessa linha deve ir da marca de centro aos números que você desenhou.

  4. 4

    Adicione pontas de setas às extremidades de seus ponteiros de minuto e horas para completar a frente do relógio analógico.

Dicas & Advertências

  • Se esta é sua primeira vez desenhando a frente de um relógio analógico, utilize um lápis para que os erros possam ser facilmente corrigidos.
  • Tenha cuidado ao manusear um compasso geométrico, já que a ponta pode ser bastante afiada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível