Como desenhar homens e mulheres

Escrito por f.r.r. mallory | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar homens e mulheres
Designers de moda aprendem a desenhar formas humanas rápidas quando projetam roupas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Aprender a desenhar homens e mulheres é um processo que requer o uso de formas e linhas e uma observação da maneira como os corpos se mexem. Um meio de aprender essas habilidades é desenhar o "homem-palito", adicionar formas e praticar o desenho do corpo básico para entender como tudo funciona junto. Assim que aprender a fazer os homens-palito e entender os conceitos de movimento, ficará mais fácil adicionar "carne" e roupas aos bonecos para torná-los mais parecidos com homens e mulheres. Selecione um bom livro de desenho que comece com "homens-palito" para comparar seus desenhos quando prontos e perceber se está no caminho certo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caderno de desenho
  • Lápis
  • Papel
  • Régua

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Meça 20 cm no papel com uma régua. Esse é um tamanho substancial para uma figura completa. Determinando limites para a altura, você também estabelece um controle sobre o tamanho da figura.

  2. 2

    Desenhe uma linha vertical da altura da figura. Desenhe um círculo com aproximadamente o tamanho de uma moeda. Essa será a cabeça. Desenhe uma linha de 1,5 cm no fundo do círculo da cabeça, no centro da linha principal, para fazer o pescoço. Abaixo do pescoço, desenhe uma linha horizontal de 5 cm para fazer os ombros. A linha dos ombros deve ficar centralizada embaixo do pescoço.

  3. 3

    Meça 4 cm abaixo dos ombros para fazer o fundo do torso e desenhe uma linha horizontal centralizada na linha vertical principal. Desenhe mais outra linha de 1,5 cm abaixo do torso, por cima da principal, para fazer a cintura. Em seguida, faça mais uma, horizontal, abaixo da cintura, para fazer os quadris. Meça 2,5 cm abaixo da linha dos quadris e trace uma horizontal para fazer a virilha ou glúteo. Todas as linhas horizontais precisam estar centralizadas em relação à principal.

  4. 4

    Conecte o ombro esquerdo à linha do torso correspondente. Faça o mesmo com o ombro direito. Conecte a esquerda da linha do quadril à esquerda da linha da virilha. Repita do lado direito. Essas são as formas básicas do núcleo do corpo.

  5. 5

    Desenhe uma linha de 3 cm do ombro esquerdo para baixo. Essa será a parte de cima do braço. Adicione uma linha de 3 cm a partir do cotovelo horizontalmente para a esquerda. Esse será o antebraço. Trace mais uma de 2 cm na horizontal para a esquerda para representar uma mão. Repita o processo no lado direito.

  6. 6

    Faça uma linha de 4,5 cm da virilha esquerda para baixo. Essa será a coxa esquerda. Faça mais uma levemente para a esquerda, também de 4,5 cm, a partir do final da linha da coxa. Essa será a parte de baixo da perna. Desenhe mais uma linha de 3 mm do fundo da parte de baixo da perna para criar um ângulo, representando o pé. Repita o processo no lado direito.

  7. 7

    Desenhe um pequeno círculo em cada junção. Desenhe vários bonecos de palito com os braços e as pernas posicionados em ângulos diferentes. Desenhe uma vista lateral do boneco de pé, sentado e andando. Desenhe a vista das costas. Tente desenhar o boneco com o torso inclinado em relação à cintura. Continue desenhando até conseguir desenhar o boneco em posições de dança, dormindo, voando como um super-herói e em qualquer posição que interessá-lo. Enquanto desenha, você começará a entender como as formas trabalham juntas durante o movimento.

  8. 8

    Desenhe um novo homem ou mulher de palito de forma que a frente e a lateral do boneco sejam visíveis. Cubra os palitos com "carne". Procure em seu caderno de desenho por formas de pescoços, clavículas, braços, pernas, pés e mãos. Faça uma série de bonecos "do palito até a carne" de homens e mulheres. Faça magros, gordos, baixos e altos. Note como adicionar carne transforma os bonecos em pessoas.

  9. 9

    Desenhe uma série de pessoas sentando, de pé, andando, virando, dançando, girando, se inclinando e fazendo coisas em ambos os lados até que se sinta confortável com o movimento e as posições do corpo em cada ângulo. Adicione roupas. Veja revistas para obter inspiração e ver como as roupas ficam no corpo. Veja como as posições corporais criam atitude. Note as expressões faciais que vêm com as posições.

  10. 10

    Isole a face, mãos e pés para uma atenção especial. É necessário um treino próprio para desenvolver posições, ângulos, movimento, sapatos, dedos, arcos e outros detalhes. Brinque com as expressões faciais. Faça isso exagerando as características. Pratique os movimentos da mão, ângulos, tamanhos e formas. As mãos, pés e faces são cruciais para a qualidade do desenho.

Dicas & Advertências

  • Note que a cabeça é mais oval e alongada do que redonda. Homens são mais largos e espessos no corpo do que as mulheres. As mulheres possuem mais curvas. É uma boa ideia treinar o desenho de homens e mulheres juntos para que você possa comparar as suas diferenças corporais na mesma escala. Isso deve ajudá-lo quando precisar passar para uma escala maior ou menor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível