Como desenhar plantas arquitetônicas

Escrito por darrin koltow | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar plantas arquitetônicas
Plantas arquitetônicas são conjuntos de vistas de duas dimensões que ilustram e definem todos os componentes de uma estrutura (house blueprint and house model studio isolated image by dinostock from Fotolia.com)

Uma planta arquitetônica são conjuntos de vistas em duas dimensões que ilustra e define os componentes de uma estrutura que as pessoas irão ocupar. Uma das vistas mais reconhecíveis é a planta baixa, que é a vista superior da estrutura. Essa visão é a ideal para experimentar diferentes arranjos do espaço, como montar a mobília de um quarto, ou os aparelhos no banheiro ou cozinha. Outras visões incluem aquelas que fornecem a dimensão ausente na planta baixa: a altura. Os iniciantes em arquitetura podem criar um conjunto completo de vistas arquitetônicas com a ajuda de um programa com ferramentas de design.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Programa gratuito de design assistido (CAD)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra um dos programas gratuitos de design assistido no computador, listados na seção de Recursos desse artigo.

  2. 2

    Clique nas ferramentas do programa para criar uma caixa primária ("box primitive"). Essa ferramenta estará localizada sob o cabeçalho do menu "Create", "Draw", "Add" ou um nome parecido.

  3. 3

    Clique e arraste dentro do programa a janela de "perspectiva", para fazer a caixa do tamanho que quiser. Essa caixa irá representar a estrutura principal da casa, um exemplo comum de arquitetura. Depois de criar os planos para essa estrutura, você pode usar os passos desse artigo para criar outras mais complexas - qualquer estrutura que você possa criar um modelo 3-D em seu programa CAD. Tais estruturas incluem pontes, estádios e arquiteturas clássicas como catedrais góticas.

  4. 4

    Clique na ferramenta do programa que irá mudar o nível de opacidade (transparência) dos objetos. Essa ferramenta pode estar no item do menu chamado "objects properties", sob um menu parecido ou como uma função chamada "x ray", também pode estar sob o menu "View" (ou algo relacionado) como o modo de exibição "wireframe".

  5. 5

    Aplique o "wireframe" ou transparência na casa, para fazer as paredes ficarem transparentes.

  6. 6

    Crie outra caixa dentro da caixa da casa. Essa caixa irá representar um cômodo dentro da casa.

  7. 7

    Clique na ferramenta do programa que mostra a visão ortográfica, "orthographic view", que é usada para mostrar e desenhar plantas baixas. Faça uma impressão dessa vista.

  8. 8

    Use as ferramentas de medida do programa para medir com precisão cada borda das caixas na visão de cima. Essas ferramentas podem estar sob várias formas, incluindo itens do menu relacionados à fita métrica, "measuring tape", (por exemplo régua ou vara de medida). Ou as medidas podem já estar à mostra. Se você não encontrar uma ferramenta de medida visível de imediato na caixa de ferramenta do programa, procure na ajuda por "ruler", "drawing aid" ou "precision".

  9. 9

    Crie linhas de dimensão. Para cada segmento de linha da casa e do cômodo, desenhe uma linha paralela na mesma medida como um segmento. Posicione o novo segmento espaçado do original, mas perto o suficiente para ficar visualmente associado a ele.

    Um ajuda visual para desenhar linhas de dimensão está disponível na seção de recursos.

  10. 10

    Desenhe flechas nas duas pontas de cada linha, e apague a porção central. No buraco que você acabou de apagar, escreva a medida (do passo 8) da linha que ela está relacionada.

  11. 11

    Rotule a vista superior completa como "vista superior" e repita os passos 7 a 10 para as vistas frontal, esquerda e ortográfica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível