Como desenhar plantas usando o Google SketchUp

Escrito por noah christman | Traduzido por weslley lioba caldas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenhar plantas usando o Google SketchUp
As plantas de uma casa podem ser rapidamente feitas usando o Google SketchUp (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O Google SketchUp provou ser uma ferramenta poderosa para engenheiros, arquitetos, profissionais de construção, paisagistas e qualquer um que se interesse em desenhar um espaço tridimensional. O programa capacita profissionais rapidamente, permitindo a visualização das suas ideias no espaço modelado. Os resultados são desenhos digitais visualmente impressionantes. Ao planejar o projeto e as fases de construção de uma casa ou edifício, o Google SketchUp pode ser uma ferramenta inestimável para desenhar plantas de construções de maneira precisa.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Clique no botão "Linha" (Line) e desenhe um retângulo no plano do solo, na intersecção dos eixos verde, vermelho e azul. Se a sua planta usar uma escala de 5 cm por 10 cm, use a ferramenta "Linha" (Line) para começar a desenhar uma linha ao longo do eixo vermelho. Digite 5 cm e pressione a tecla "Enter" no teclado. Em seguida, desenhe uma linha perpendicular ao longo do eixo verde com um comprimento de 10 cm. Desenhe as duas linhas restantes para completar o retângulo. O Google SketchUp irá criar automaticamente uma face entre eles.

  2. 2

    Clique no botão da ferramenta "Empurrar/Puxar" (Push/Pull) e selecione a face criada para o seu retângulo. Puxe essa face para cima, para longe do plano do solo, e digite a altura da sua parede. Tecle "Enter", para terminar a extrusão do retângulo em forma de viga.

  3. 3

    Clique no botão "Selecionar" (Select) e dê três cliques na sua planta. Isso selecionará tudo, destacando todas as linhas e as faces conectadas. Dê um clique com o botão direito do mouse sobre a viga e selecione "Criar Componente" (Make Component). Digite "Maquete de estudo" como nome do componente e clique em "Criar" (Make). Isso unirá todas as linhas e faces do seu projeto, permitindo alterá-las como um único componente.

  4. 4

    Clique na ferramenta "Mover/Copiar" (Move/Copy) e clique no botão "Opções" (Option) para alternar a ferramenta para o modo de cópia. Você verá um pequeno ícone "+" logo acima do cursor, indicando que agora é possível mover uma cópia do componente em vez da versão original. Clique nele e mova a cópia ao longo do eixo vermelho. O aparecimento de uma linha vermelha tracejada indica que o eixo está correto. A maioria dos projetos é construída com um espaçamento de 40 cm ou 60 cm do centro, portanto insira uma dimensão em torno desses valores e pressione "Enter". Repita o procedimento até ter criado vigas suficientes para simular o comprimento da sua parede.

  5. 5

    Usando a ferramenta "Retângulo" (Rectangle), desenhe uma linha que conecte uma das pontas da sua primeira parede até a extremidade oposta da parede copiada, formando um retângulo entre elas. Use a ferramenta "Empurrar/Puxar" (Push/Pull) para mover o retângulo para cima. Digite 5 cm e pressione "Enter" para criar a parte inferior da planta do projeto.

  6. 6

    Dê três cliques sobre a placa inferior, utilizando a ferramenta "Selecionar" (Select) para destacar as linhas e as faces. Clique com o botão direito do mouse e selecione "Criar Componente" (Make Component). Digite "Placa" (Plate) e selecione "Criar" (Create) para criar a forma pretendida.

  7. 7

    Clique na ferramenta "Mover/Copiar" (Move/Copy) e, em seguida, em "Opções" (Option) para alternar para o modo de cópia. Clique no canto superior da placa inferior e arraste para cima. Ligue as extremidades da placa selecionada com as vigas das paredes, formando o que será o teto da construção.

  8. 8

    Com a estrutura básica do seu projeto concluída, clique no botão "Retângulo" (Rectangle) para selecionar a extremidade inferior da parede e desenhar um novo retângulo que se ligue à extremidade superior oposta, criando uma placa de estuque. Clique no botão "Empurrar/Puxar" (Push/Pull) para arrastar o novo componente para fora da parede; digite 2,5 cm e aperte "Enter" para conferir a espessura desejada. Repita com o outro lado da parede para concluir o projeto.

Dicas & Advertências

  • Após copiar algo com a ferramenta "Mover/Copiar" (Move/Copy), pressione asterisco (*) e o número de cópias adicionais que você gostaria de criar. Pressionando a tecla "Enter", as cópias adicionais serão geradas. Defina a direção e a posição como na cópia original. Muitos os estudos de plantas interiores e exteriores apresentam portas ou janelas. Para criar esses componentes, alinhe as paredes normalmente, deixando espaço suficiente entre elas para acomodar a largura de uma porta ou janela. Em seguida, crie as partes superior e inferior da moldura da janela ou da porta seguindo os mesmos procedimentos empregados nas placas superior e inferior. Mova-as para a posição adequada através da ferramenta "Mover/Copiar" (Move/Copy). Editar placas é uma forma fácil de originar outros componentes. Alterar alguma estrutura modificará, consequentemente, todas as suas cópias. Assim, é possível alterar rapidamente propriedades, como altura, largura ou profundidade de vigas e superfícies. Atribua materiais para as faces das placas e demais estruturas abrindo a paleta de materiais localizada na guia “Janela" (Window) do menu principal.O Google SketchUp inclui uma grande variedade de cores e texturas que podem ser empregadas para incrementar o seu projeto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível