Mais
×

Como desenhar um quadrilátero com pelo menos um ângulo reto

Atualizado em 17 abril, 2017

Os quadriláteros são figuras geométricas planares com quatro vértices e quatro lados retos. Apesar de muitas pessoas estarem familiarizadas com quadriláteros que se parecem com retângulos regulares ou distorcidos, é possível cruzar as linhas que formam os lados de um quadrilátero e formar figuras distorcidas similares a uma gravata-borboleta. A única restrição com relação aos ângulos dos quatro cantos é que a soma deles deve ser igual a 360 graus. Logo, desenhar quadriláteros permite uma grande liberdade artística, convidando-o a desenhá-los com um, dois ou quatro ângulos retos.

Instruções

Quadriláteros são figuras de quatro lados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desenhe uma linha reta utilizando o lápis e régua.

  2. Marque um ponto com a lápis sobre a linha desenhada e utilize o transferidor para medir 90 graus a partir da marca. Alinhe a base do transferidor ou a linha correspondente a zero graus com a linha feita a lápis e certifique-se de que o ponto central do transferidor esteja sobre a marca feita a lápis. Meça um ângulo de 90 graus a partir da linha e marque-o.

  3. Desenhe a segunda linha juntando a marca feita a lápis sobre a primeira linha e a marca na posição de 90 graus do transferidor. A primeira e segunda linhas agora estão separadas por um ângulo reto.

  4. Desenhe a terceira linha, a qual começa a partir da extremidade livre da segunda. A terceira linha pode ser desenhada em qualquer direção e pode cruzar a primeira linha.

  5. Complete o quadrilátero juntando a extremidade livre da terceira linha à extremidade livre da primeira, cruzando a quarta linha com a segunda. O produto final é um quadrilátero com pelo menos um ângulo reto.

O que você precisa

  • Lápis
  • Papel
  • Régua
  • Transferidor
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article