Mais
×

Como desenhar rostos passo a passo

Desenhar o rosto humano é uma das lições mais complicadas em arte. Aprimorar a arte de desenhar rostos passo a passo permite que um artista aprenda a focar nas linhas que formam um rosto em vez do rosto como um todo. Use uma técnica passo a passo para aprender a desenhar rostos, e suas habilidades melhorarão com o tempo.

Instruções

Passo a passo de como desenhar rostos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Desenhe uma forma oval; essa será a parte de fora do rosto que você está desenhando. Se você está tentando desenhar a partir de uma modelo, faça o melhor para desenhar a forma da frente da cabeça dela. Algumas pessoas tem maxilares mais quadrados ou pontudos, ou testas que são mais estreitas ou mais largas do que uma forma oval perfeita.

  2. Crie uma tabela desenhando levemente uma linha vertical e uma horizontal no rosto, como se você estivesse cortando uma pizza, para que cada porção subdividida represente cerca de 1/4 do rosto. A linha horizontal irá ajudá-lo a manter os olhos retos, e a vertical ajudará a manter a boca e o nariz alinhados.

  3. Na metade de baixo do rosto, desenhe uma pequena linha horizontal até o meio do centro do rosto e da parte de baixo do queixo. Essa linha representa onde o nariz irá terminar.

  4. No meio, entre a linha do nariz e o queixo, desenhe outra linha pequena para representar o centro da boca. Certifique-se de que essas linhas não sejam escuras, porque você irá apagá-las depois.

  5. Ao longo da linha horizontal no meio, faça quatro traços adicionais quase na metade, entre ponto central e a extremidade. Essas linhas precisam começar perto do centro e irão separar a linha inteira em cinco pontos iguais, criando limites para as medidas dos olhos. Em outras palavras, você irá dividir toda a linha horizontal em cinco seções iguais, no meio da que contém o centro de intersecção do rosto (entre os olhos).

  6. Utilize traços leves para esboçar o cabelo, prestando atenção na forma do couro cabeludo. Faça sombras em áreas mais escuras, criando mais linhas. Pense em cada uma como um fio de cabelo. A criação de uma "moldura" visível de cabelo vai tornar mais fácil colocar as características faciais corretamente.

  7. Esboce levemente nas linhas maiores do rosto, como as sobrancelhas e rugas proeminentes ou linhas de expressão.

  8. Não concentre em perfeição nas primeiras vezes. Ninguém tem o rosto perfeitamente simétrico, e ser capaz de criar um esboço de rosto realístico que seja balanceado e não simétrico é uma habilidade aperfeiçoada somente com a prática.

  9. Confira se as proporções básicas estão corretas antes de proceder demais com os detalhes das características. Se você não gostar de algo, apague, redesenhe sua diretriz e tente novamente.

  10. Apague todas as diretrizes de alinhamento antes de começar a finalizar seu desenho.

  11. Adicione mais detalhe em cada característica, incluindo sombreamento dos lábios, pálpebras e cílios, sombras das narinas e nariz, e pelos faciais.

  12. Use sua borracha gentilmente e frequentemente para certificar-se de que cada linha esteja exatamente do jeito que você quer.

Dicas

  • Faça uma pausa se você estiver cansando. Aprender como desenhar rostos pode ser mentalmente exaustivo.

O que você precisa

  • Bloco de esboço
  • Lápis macios de artista
  • Borracha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article