Como fazer desenhos espirográficos vetorizados

Escrito por soumy ana | Traduzido por andré bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer desenhos espirográficos vetorizados
Espirógrafos são feitos girando um círculo pequeno dentro de um maior (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Espirografias são desenhos geométricos que repetem a mesma estampa várias vezes seguidas com formatos que se intersectam. Eles são renderizados ao rolar um círculo ao redor de outro círculo fixo e criar hipotrocoides e epitrocoides. Espirógrafos se tornaram famosos graças à Kenner, que comercializou um brinquedo de epirografias em 1967. Desde então, crianças têm criado desenhos alucinantes no papel pondo um lápis em um buraco de um círculo que gira nas bordas interiores de um outro círculo maior. Para desenhar espirógrafos vetorizados, é possível usar um software dedicado a isso, ou ferramentas de espirografia em programas como o Illustrator e Inkscape.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Spirograph 1.0.0.12

  1. 1

    Faça o download desse programa grátis da Brothersoft (veja o link em "Recursos"). Descompacte o arquivo no seu computador, clique duas vezes no arquivo chamado "Kolam" e clique em "Install" (instalar).

  2. 2

    Ajuste os parâmetros. Clique em "BgC" para ajustar a cor do plano de fundo. Clique em "LnC" para alterar a cor das linhas. Selecione a cor que você desejar e clique em "OK". Clique em "Compute" (computar) para fazer o espirógrafo.

  3. 3

    Clique em "Copy" (copiar) para copiar a imagem. Cole a imagem em um documento do Word ou programa de pintura para salvar.

    Inkscape

  1. 1

    Abra um novo documento no programa grátis Inkscape (veja o link em "Recursos").

  2. 2

    Clique na aba "Extensions" (extensões). Selecione "Render" (renderização) no menu. Clique em "Spirograph" (espirógrafo). Uma janela irá aparecer.

  3. 3

    Modifique os parâmetros. Clique em "Apply" (aplicar). O espirógrafo será formado na sua área de desenho. Você poderá alterá-lo modificando os parâmetros e clicando em "Apply". Clique na amostra de cor para modificar a cor.

    Illustrator 1

  1. 1

    Vá na ferramenta "Ellipse" (elipse). Em "Options" (opções), ajuste o comprimento para 150 pixels e a altura para 25 pixels.

  2. 2

    Vá em "Object" (objeto) e selecione "Transform" (transformar). A janela de transformação irá aparecer. Ajuste "Scale" (escala) para 100% para cada um e o "Move" (movimento) para 0 pixels. Ajuste a rotação do ângulo para 30 graus. Clique em "Copy" (copiar).

  3. 3

    Vá em "Object" e então selecione "Transform". Clique em "Transform Again" (transformar novamente) quatro vezes seguidas. Vá na ferramenta "Select" (selecionar) e desenhe um quadrado ao redor das elipses. Clique em "Object" e em "Group" (agrupar).

    Illustrator 2

  1. 1

    Clique na ferramenta "Ellipse" e desenhe um círculo. Clique na ferramenta "Select" e então clique em seu círculo.

  2. 2

    Clique na ferramenta "Rotate" (rotacionar). Clique levemente abaixo do seu círculo para ajustar os pontos ao redor de onde o seu espirógrafo irá ser formado.

  3. 3

    Clique e arraste sobre os seus círculos para selecioná-los; segurando a tecla Alt ao mesmo tempo. Pressione "Ctrl" e "D" para repetir esse processo várias vezes, até você possuir uma bobina de círculos.

Dicas & Advertências

  • Use seus espirógrafos para fazer planos de fundo de costas, céus de tempestade e flores. Altere a cor nos seus espirógrafos para torná-los mais atrativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível