Mais
×

Como desmontar uma dobradiça de porta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se a dobradiça de sua porta estiver emperrado, o problema pode ser que o pino precisa ser lubrificado ou está dobrado e precisa de reparos. Após remover a dobradiça da porta, você precisará desmontá-la para determinar exatamente qual é o problema e qual é o melhor método para consertá-lo. Independentemente do tipo de dobradiça, todas elas trabalham com uma dobradiça pivô que pode ser facilmente desmontada.

Instruções

Exemplo de dobradiça de porta (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)
  1. Segure sua dobradiça com as folhas pressionadas juntas (fechadas).

  2. Prenda um alicate de pressão na cabeça ou haste superior do pino da dobradiça. Verifique se você prendeu apenas o pino e se não prendeu acidentalmente a peça toda, já que desse modo não será possível retirá-la.

  3. Olhe na parte inferior da dobradiça e identifique onde ela é presa por um parafuso, porca Allen ou tampa. Se existir um parafuso ou porca Allen, use uma chave de fenda de ponta plana ou chave Allen para remover o fixador enquanto segura o pino com o alicate preso no topo. Se o pino possuir uma haste ou cabeça inferior, prenda um segundo alicate de pressão nesse local. Segure o alicate do topo em uma posição fixa e use o inferior para desenroscar a cabeça (girando-o em sentido anti-horário) até conseguir retirá-la.

  4. Segure as folhas da dobradiça e retire o pino utilizando o alicate do topo para isso. Agora você pode separar essas folhas da peça puxando-as para fora.

Dicas

  • Desmonte todas as dobradiças da porta de uma vez, não desmonte apenas a que parece obviamente necessitar de reparos. As outras peças podem ter compensado a que estava danificada e também vão precisar de conserto; é melhor realizar o trabalho completo de uma vez.

Aviso

  • Tome cuidado ao trabalhar com as dobradiças das portas, já que é fácil prender seus dedos no ponto pivô e se machucar.

O que você precisa

  • Chave de fenda de ponta plana (se necessário)
  • Chave Allen (se necessário)
  • Um ou dois alicates pequenos de pressão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article