Mais
×

O desumidificador tira o cheiro de mofo?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A finalidade de um desumidificador é extrair a umidade do ar, reduzindo assim a umidade de um cômodo. O ar do recinto é soprado sobre as bobinas de metal frio localizadas no aparelho desumidificador. A água coletada do ar goteja em um reservatório na parte inferior enquanto o ar é reaquecido à temperatura ambiente e soprado de volta para o cômodo. O desumidificador pode remover o cheiro de mofo de um recinto.

O desumidificador pode remover o cheiro de mofo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Causa

Dependendo do tipo de clima em que se vive, qualquer cômodo da casa pode ficar com cheiro de mofo. Um porão pode ser especialmente problemático. Com o concreto do chão e das paredes e pouca ou nenhuma ventilação, não é de se admirar que a umidade e o cheiro de mofo se desenvolvam nesse local. Embora a origem exata do cheiro de mofo possa diferir, a última principal é a água -- muita água. Ela permite que o mofo se desenvolva e aí está o problema. Para ficar livre do cheiro, será preciso reduzir a umidade do ar no cômodo para que o mofo não cresça mais lá.

Métodos

A correção mais óbvia é a mais fácil. Se o ar de fora estiver seco, simplesmente abra as janelas ou coloque alguns ventiladores estrategicamente dentro do cômodo para canalizar o ar úmido para fora. Para um leve cheiro de mofo, isso pode ser a solução. Se não, é hora de trazer um desumidificador para remover o excesso de umidade do ar. Um bom ponto de partida para o controle do desumidificador é configurá-lo na metade, ou abaixo de 50%. Mantenha a temperatura do cômodo a 15° C ou mais e deixe o aparelho fazer seu trabalho. Conforme o recinto seca, o mofo para de se desenvolver. Para acabar com qualquer mofo teimoso, use uma solução de água sanitária para lavar as paredes e qualquer outra parte suspeita de conter mofo. Inspecione os itens armazenados no cômodo, especialmente se estiverem perto de paredes de concreto. O mofo pode se desenvolver em qualquer coisa e poder ser necessário esvaziar o cômodo a fim de limpar seus recipientes.

Desumidificadores

Os desumidificadores tradicionais exigem que o reservatório que coleta água do ar seja frequentemente esvaziado. Os modelos mais sofisticados têm um tubo que pode levar a água para fora ou para o esgoto. Também procure por um que tenha o processo de filtragem em dois estágios. O primeiro filtra as partículas grandes e o segundo captura partículas menores de até a 2 mícrons de tamanho. Certifique-se que o modelo no qual esteja interessado tenha filtros que possam ser facilmente removidos e limpos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article