As desvantagens do sistema métrico de medidas

Escrito por ian kenney | Traduzido por fernando prezotto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Nos anos 70, crianças nos Estados Unidos temiam a iminente conversão para o sistema métrico. Adultos temiam ter que aprender novos truques e, sensatamente ou não, muitos deles realmente gostavam de usar pés e polegadas, galões e libras. O debate continua, mas a realidade é que 95% do mundo utiliza o sistema métrico. Enquanto o EUA é pressionado à adotar o sistema métrico por trocas comerciais e comunicação, existem algumas desvantagens que devem ser consideradas.

Outras pessoas estão lendo

Acessibilidade

O sistema de medidas imperial foi desenvolvido no século 19 pelas massas, não por mestres e doutores. Foi uma maneira para que as pessoas conseguissem fazer as coisas, e não necessariamente um meio eficiente de resolver problemas. Um metro, originalmente, era considerado como 1/10000 do arco meridiano que passa através de Paris, mas quem consegue visualizar isso? Um pé humano mediano é algo que as pessoas conseguiam visualizar, e eles podiam caminhar e conseguir uma medida quase precisa de curtas distâncias. O sistema métrico — e matemática decimal — é para pessoas que estão em um mundo conceitual, não em um mundo real.

Matemática

O sistema métrico usa a base matemática 10, que é mais fácil do que usar frações para medidas e cálculos. Porém, medições habituais levam-se a operações "sem matemática". Considere um galão de água, que é 128 onças em fluido: se você pedir para que alguém derrame uma onça d'água do galão, ela pode fazer isso facilmente dividindo o volume na metade, e assim por diante, até que sobre apenas uma onça. Tirar 100ml de uma garrafa de 1 litro não é tão simples.

Esportes americanos

Os puristas discutem que recalcular os campos de futebol e basebol de jardas e pés para metros diminuiria inexoravelmente a integridade desses esportes. Esses argumentos apelam aos fãs de esporte e parecem lógicos à eles, até considerar as corridas de cavalo ainda são medidas em estádios, uma unidade medieval arcaica que não é mais usada em qualquer outro esporte ou industria. Se as corridas de cavalos ainda podem usar estágios em um mundo de pés e polegadas, o futebol americano pode concebivelmente utilizar jardas indefinidamente em um mundo métrico.

Temores de um governo mundial

Uma minoria significativa de americanos estão preocupados com o que eles acham ser uma movimentação em direção a um único governo mundial. Eles veem a ligação exorbitante às medidas costumeiras como uma forma de resistência a esse movimento, uma maneira ir contra a maré da homogenização global. Enquanto podem haver algumas razões nacionais para temer um sistema completamente globalizado de governo, a nacionalidade não é tão frágil para ser enfraquecida por um sistema comum de comunicação de pesos e medidas. A Tonga ainda é a Tonga, a Inglaterra ainda é a Inglaterra, e a França ainda é a França, apesar do fato de todas encherem seus tanques de gasolinas com litros de combustíveis e medir suas fronteiras em quilômetros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível