Detalhes sobre como fazer um boneco de artes marciais

Escrito por d. wright | Traduzido por alexandre amorim
Detalhes sobre como fazer um boneco de artes marciais
Construir seu próprio boneco de madeira de artes marciais pode ser feito com alguns passos simples (Silhouette of martial arts kick punch. image by Joyce Wilkes from Fotolia.com)

Seja um estudante das artes marciais ou apenas um fã, não se pode negar a emoção de ver aqueles que são fluentes nas artes marciais praticarem suas habilidades em um boneco de madeira, Esse objeto, também conhecido como "mook yan jong" (poste de homem de madeira) pode ser útil para quem estiver querendo levar o estudo das artes marciais a sério; para aqueles que não estão, mas ainda querem construir um boneco de madeira, ela pode ser uma geradora de boas conversas, ou um presente fantástico para um amigo ou membro da família que pratique artes marciais.

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Pesquise seu estilo de arte marciais para ver se ele pode ser traduzido para o uso do boneco de madeira. Apesar de que existirem centenas de estilos de artes marciais, o Wing Chun é tipicamente associado com as práticas com o mook yan jong. Naturalmente, nem todos os estilos trabalharão bem. Encontre alguém reconhecido em seu estilo e pergunte o quão útil é possuir um boneco de madeira, em relação ao seu estilo de luta.

  2. 2

    Encontre um projeto na qual acredite que funcionará melhor para as sua necessidades (veja a seção de recursos para encontrar links de exemplo).

  3. 3

    Estude o projeto e prepare para fazer o boneco. Tome notas mentais sobre onde cada parte do boneco se encaixa, assim como o comprimento e largura das diferentes partes do boneco. Familiarize-se com o projeto. Não espere até o dia em que comprar sua madeira para olhá-lo de perto.

    Construindo o boneco

  1. 1

    Encontre um corpo duro e robusto para o boneco. Tradicionalmente, eles incorporam teca em todas as partes do corpo; devido à raridade crescente desse tipo de madeira, entretanto, pode-se usar qualquer tipo de madeira de lei no corpo (carvalho, faia, freixo, bordo). Contate diversos negócios em sua área que vendam madeira e compare os diferentes preços de madeira de lei; procure por madeiras de lei grandes e envelhecidas, sem piche. Se não puder encontrá-la em pedaços grandes, use madeira laminada.

  2. 2

    Lixe a madeira. Preencha quaisquer rachaduras com madeira plástica e lixe de novo, deixando a madeira extremamente suave. Um boneco com rachaduras e pontas afiadas não apenas quebrará mais facilmente — podem machucá-lo também.

  3. 3

    Transfira as medidas precisamente dos projetos para o corpo. Primeiro, desenhe uma linha central pelo comprimento do corpo; as medidas para as pernas e os braços sairão a partir dessa lina. Apenas siga os seus projetos e marque os lugares no boneco de acordo. Tenha em mente o comprimento e largura de cada braço ou perna: Isso irá garantir que o se marque o ponto correto no corpo.

  4. 4

    Corte furos quadrados para os braços. Faça furos circulares primeiro, então deixe-os quadrados com um cinzel de mão. Para dar aos dois braços espaço para passar pelo boneco de madeira, coloque o braço esquerdo (de frente para o boneco) levemente maior que o direito. Os buracos irão convergir nas extremidades externas onde eles cruzam, exatamente no centro do boneco. Em seguida, gire os braços em um torno mecânico, ao invés de usar as mãos, o que irá garantir que eles tenham uma superfície suave, assim como o corpo. Faça os três braços com tamanhos idênticos. Por exemplo, se eles tiverem 55 cm de comprimento, divida-os em duas secções, com uma de 27,5 cm passando pelo corpo do boneco e a outra metade saindo, na frente. Deixe todos os braços paralelos ao chão.

  5. 5

    Prepare para fazer a perna dos bonecos. Alguns projetos podem mostrar uma dobra nas pernas, o que pode causar confusão. Para resolver esse problema, crie uma junta sobreposta para perna usando cola e parafusos. Em seguida, faça furos e passe o cinzel da mesma forma que foi feita com os braços. Passe o cinzel um pouco e insira a perna o máximo que puder para garantir um ângulo apropriado. Quando acabar de usar o cinzel nos buracos das pernas. Insira-as, assim como os braços, em seus buracos respectivos. Assim que tiver concluído a construção do boneco, é recomendado pendurá-lo em uma parede. Se quiser fazer isso, apenas perfure e use o cinzel nos buracos de montagem nas costas do corpo, e faça um suporte onde quiser que o boneco fique pendurado. Use parafusos de meio-filamento e tábuas de 9 cm x 9 cm.

Dicas & Advertências

  • Siga o projeto de forma precisa. Desviar-se das dimensões corretas do projeto escolhido, mesmo se for um desvio pequeno pode causar problemas mais tarde.
  • Quando usar ferramentas elétricas, sempre use óculos de segurança e preste atenção.

O que você precisa?

  • Madeira de lei
  • Torno mecânico
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Furadeira com uma broca circular
  • Cinzel
  • Tábuas de 9 cm x 9 cm
  • Parafusos com um espaço liso entre o filamento e a cabeça

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível