Como detectar monitoramento e softwares de vigilância

Escrito por c.d. crowder Google | Traduzido por weber figueiredo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como detectar monitoramento e softwares de vigilância
Detectando softwares de monitoramento (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)

Ninguém gosta de ter sua atividade no computador monitorada. As empresas muitas vezes monitoram os computadores dos funcionários para detectar a prática de atividades inadequadas. Em outra ocasião, os pais monitoram as crianças para ajudar a mantê-las seguras. Cônjuges também podem monitorar a atividade do computador para controlar os gastos ou os problemas conjugais. Há maneiras de detectar monitoramento e softwares de vigilância. Poderá não ser possível removê-lo, mas quase todo software espião poder ser detectado, a menos é possível ficar ciente de que o computador está sendo monitorado.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Verifique os ícones na bandeja. Eles estão localizados no canto inferior direito da tela. Pressione a seta pequena para exibir ícones ocultos. Se houver algo não reconhecido, deixe o cursor do mouse sobre ele, para exibir o nome do programa. Pesquise na internet, para obter mais informações sobre o aplicativo.

  2. 2

    Determine se o "VNC" está instalado no computador. Clique em "Iniciar", "Todos os Programas" e procure por "VNC". Se não encontrá-lo, clique com o botão direito do mouse em "Iniciar" e selecione "Explorar". Se os programas forem normalmente instalados no drive "C:", vá até "C:\ \Arquivos de Programas" e procure pela pasta "VNC". Ele permite que outros computadores se conectem ao seu computador e visualizem a área de trabalho em tempo real. Normalmente, haverá um ícone na bandeja de notificação ou uma solicitação de conexão aparecerá, caso o outro usuário não esteja usando o modo "stealth" (oculto). É possível notar um breve piscar na tela, quando alguém se conectar. A única outra indicação é procurar o "VNC" na lista de portas da etapa 3.

  3. 3

    Verifique as portas abertas. Muitos aplicativos de software de controle e vigilância abrem uma porta no computador. Acesse "Iniciar", "Painel de Controle" e "Firewall do Windows", caso esteja usando o Windows. Clique na aba "Exceções" e procure pelas portas usando programas não reconhecidos. É possível pesquisar nomes de programas na internet para obter outras informações.

  4. 4

    Verifique todos os processos em execução. Pressione "Ctrl" + "Alt" + "Del", para abrir o "Gerenciador de Tarefas". Clique na aba "Processos". Analise todos os processos em execução. Pesquise os nomes de processo não reconhecidos. A maioria dos processos listados com o seu nome de usuário, o serviço de rede ou o sistema estará segura.

    Como detectar monitoramento e softwares de vigilância
    "Gerenciador de Tarefas"
  5. 5

    Reveja todos os programas instalados no computador. Verifique as pastas diretamente na raiz do disco rígido. A maioria dos usuários domésticos usa "C:" como a unidade raiz. Se houver pastas que não foram instaladas pelo usuário da máquina, analise o conteúdo. Verifique a pasta "Programas" diretamente na raiz do disco rígido. Não deve haver nenhum programa que não tenha sido instalado pelo usuário ou pelo fabricante do computador.

Dicas & Advertências

  • Na guia "Exceções", é possível bloquear o acesso desmarcando as portas.
  • Não remova nenhum software até que tenha pesquisado tudo sobre ele. O software ou o processo poderá ser algo relacionado ao sistema, que é necessário para o perfeito funcionamento de outros programas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível