×
Loading ...

Como determinar a pureza de uma amostra de Na2CO3

Atualizado em 17 abril, 2017

Determinar a pureza de uma amostra de Na2CO3 refere-se a descobrir quanto de cada elemento está presente na amostra dada. Para analisar esse conceito, é necessário comparar os resultados com um padrão. A composição porcentual é o método usado para determinar a porcentagem de cada elemento que deve estar presente dentro do composto de Na2CO3. Quando você tiver calculado a composição porcentual de sódio, carbono e oxigênio, você pode comparar essas três porcentagens àquelas que você encontrou na sua amostra. Quanto maior o desvio, menos pura é a amostra.

Instruções

Estrutura de uma molécula (glass atom image by Marvin Gerste from Fotolia.com)
  1. Determine a composição percentual de sódio ou Na, carbono ou C e oxigênio ou O dentro do carbonato de sódio, ou Na2CO3. Para isso, encontre a massa molar do carbonato de sódio, que é de cerca de 105,99 gramas/mol. Para determinar a porcentagem de sódio, multiplique a massa molar do sódio por dois, já que existem dois mols de sódio em um mol de carbonato de sódio. Esse valor deve ser cerca de 45,98 gramas/mol. Divida esse número pela massa total do carbonato de sódio e então multiplique sua resposta por 100. A composição percentual de sódio é de cerca de 43,48 %. Para encontrar a composição percentual de carbono, divida a massa molar do carbono, cerca de 12,01 gramas/mol, pela massa total do carbonato de sódio e multiplique por 100. A resposta é de cerca de 11,33 %. Para o oxigênio, multiplique a massa molar por 3, pois há três mols de oxigênio em um mol de carbonato de sódio. A resposta deve ser cerca de 48,00 gramas/mol. A seguir, divida essa valor pelo total do carbonato de sódio e multiplique por 100, chegando em cerca de 45,29 %. Esses são os seus valores padrão. Essas devem ser as composições percentuais presentes em sua amostra, se ela for pura.

    Loading...
  2. Compare as composições percentuais da sua amostra de carbonato de sódio com o padrão. Se os valores forem similares, então sua amostra é pura. Caso contrário, se os valores variam muito do valor padrão, então sua amostra não é pura.

  3. Analise qual elemento não está presente na proporção correta. Parte do conceito de determinar a pureza de uma amostra de Na2CO3, ou carbonato de sódio, é entender onde está a falta de pureza. Uma substância pode ser impura apresentando mais de um elemento do que dos outros dois. Se o carbono está em uma composição percentual maior em sua amostra, então ela deve ter um alto grau de impureza, já que o carbono deve estar em menor proporção. Discrepâncias nos valores de sódio e oxigênio são mais compreensíveis, pois as composições desses dois são mais similares.

Loading...

O que você precisa

  • Carbonato de sódio
  • Calculadora
  • Tabela periódica

Referências

Loading ...
Loading ...