Mais
×

Dez ideias de festa de aniversário de 50 anos para um pai

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Introdução

Meio século. É tempo suficiente para ter vivido muita coisa. Se seu pai vai completar 50 anos, provavelmente ele não deve se lembrar do golpe militar, mas viu o Brasil viver uma ditadura, essa ditadura ser derrubada, a luta pelas Diretas Já e muitos outros fatos importantes da política nacional e mundial. Comemorou a vitória da Seleção Brasileira em 1970, 1994 e 2002 e certamente acumulou muitas experiências de vida. Com certeza é uma idade pra ser comemorada em grande estilo e com muita alegria.

Siri Stafford/Lifesize/Getty Images

Espaço ideal

Pra escolher onde será o grande evento, tudo depende do espaço disponível e do seu orçamento. A vantagem de contratar um buffet é que as preocupações são menores. A maioria das responsabilidades é do contratado. Mas nada impede que você faça uma bela comemoração em sua casa ou no salão de festas do prédio. Outra alternativa é alugar uma chácara. No caso do salão do prédio, verifique se há horário para encerramento, assim você evita imprevistos. Se for fazer em casa, procure contratar pelo menos uma pessoa para ajudar a servir e outra para cuidar da louça. Assim, a família fica mais livre para receber e dar atenção aos convidados. Caso a área seja aberta, procure alugar uma tenda para o caso de chover.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Material necessário

No caso de fazer em casa ou salão do prédio, é preciso verificar se você tem mesas, cadeiras, louças, taças e talheres em número suficiente para todos os convidados. Caso contrário, você pode alugá-los. Uma rápida busca no Google, com o nome da sua cidade e as palavras "aluguel de mesas e louças" pode ajudar a encontrar empresas fornecedoras na sua região que realizam esse serviço, solucionando este problema.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Convidados

Faça a lista de convidados de acordo com seu espaço e com o estilo de seu pai. Se ele é um cara festeiro e animado, pode convidar mais gente. Caso seu pai seja discreto e introspectivo, procure convidar apenas familiares e amigos mais íntimos. Os convites podem ser enviados em papel ou pela internet. Hoje em dia, isso é muito comum e, de acordo com o site "Invitebox", é chique e ecológico. Solicite confirmação de presença e estabeleça uma data para isso. Assim, você saberá com quantos convidados contar e poderá prever as quantidades de comes e bebes que precisará providenciar. O convite pode conter uma frase que seja importante para o seu pai. Talvez uma citação de um livro ou um trecho de uma música que marcou a vida dele. Além disso, claro, local, data, horário, tipo de traje e o tradicional “Contamos com a sua presença".

Comstock/Comstock/Getty Images

Música

Pode ser que o seu pai goste de Eric Clapton, Led Zeppelin, David Bowie, The Rolling Stones. Tudo tocava nos anos 70, do hard rock ao progressivo. Se ele prefere música nacional, provavelmente é fã de Os Mutantes, Roberto Carlos, Tim Maia, Elis Regina, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Chico Buarque, Waldick Soriano e outros. Se ele curte um forró, inclua no repertório. Caso vá contratar uma banda, instrua-a sobre o que quer. Se vai usar som ambiente, procure salvar uma lista de músicas em um pen-drive ou CD para não ser necessário ficar trocando a toda hora. Certifique-se de que haja espaço para dançar. Na sua casa, empurre móveis e encoste-os nas paredes.

Comstock/Comstock/Getty Images

Decoração

Aí vale a criatividade e o gosto do aniversariante. Temática da década em que nasceu, discos de vinil pintados e colocados como pêndulos nas paredes, cartazes de filmes e artistas da época são uma dica. Se ele é um fanático por esportes, explore isso na decoração. Pôsteres do esporte favorito ou do time do coração serão bem vindos. Se seu pai é mais sério e reservado, use toalhas de mesa em tons sóbrios e neutros, lisos, com listras ou xadrez, mas nada extravagante. Em qualquer um desses casos, vasos e velas podem decorar as mesas.

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Cardápio

É interessante ter drinques da época em que seu pai era mais jovem. Entre as sugestões, gim tônica e cuba libre, sem esquecer das bebidas tradicionais como a cerveja, o uísque e um vinho espumante para brindar. No verão, é preciso ter sucos e refrigerantes, e no inverno, bebidas quentes sem álcool como café, chocolate ou chá. Tenha salgadinhos ou canapés para servir primeiro. Uma boa dica são torradinhas com patês variados. O prato principal vai depender do estilo do seu pai. Pode ser um churrasco informal ou um jantar com salada, uma massa e um prato principal com carne. Neste caso tenha duas opções. Bolo com sorvete é uma boa opção de sobremesa.

Michael Blann/Photodisc/Getty Images

Homenagem surpresa

Não há quem não se emocione com a já tradicional apresentação de fotos e vídeos nas festas de aniversário. Peça à sua mãe e seus avós pra desenterrarem aquelas fotos do fundo do baú. Colegas de trabalho ou de faculdade também podem ter verdadeiras raridades. Já imaginou encontrar uma foto do seu pai comemorando com os meninos do bairro a vitória da Seleção Brasileira na Copa de 1970? Ou da sua formatura, casamento, a primeira vez que pegou você no colo? Valem também depoimentos, que podem ser facilmente filmados com câmeras caseiras. Uma oportunidade de ouro para os filhos e amigos mostrarem ao seu pai o quanto ele é querido.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Presente

Se seu pai tem um sonho de consumo e você pode realizá-lo, essa é a hora. Uma viagem, um carro novo, um cruzeiro de navio. Se o presente tiver que ser mais modesto, fuja das básicas calças e camisas. Procure alguma coisa com a cara dele e que possa ser preservada com carinho para lembrar dos seus 50 anos. Uma joia masculina em prata ou um prendedor de gravata, por exemplo, gravado com as iniciais dele poderão ser uma grande surpresa.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Lembranças

Aparentemente é mais fácil pensar numa lembrança de festa feminina do que masculina. Mas com um pouco de criatividade, dá para imaginar coisas que os amigos do seu pai gostariam de ganhar. Uma ideia é dar a cada um uma pequena garrafa da bebida favorita do seu pai. Outra alternativa é um aromatizador de veículos. Frascos pequenos com colônias ou sabonetes masculinos são outra opção. Para as amigas, as mesmas opções são válidas, bastando variar a fragrância da colônia ou sabonete.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Fotos e filmagem

Depois de todos os detalhes conferidos, você não vai querer deixar de registrar o grande dia, não é mesmo? Os colegas e parentes podem levar suas câmeras, mas é melhor contar também com um serviço profissional para que tudo saia perfeito. Não deixe nenhum convidado de lado. Todos devem ser fotografados neste momento junto com o seu pai. A dica para não gastar muito tempo com fotos, é tirar algumas em grupo. Por exemplo, uma com todos os irmãos, outra com todos os sobrinhos, outra com todos os amigos. Agora é só sair para o abraço. Boa festa!