Diagnóstico diferencial de dor no quadrante superior direito

Escrito por demetria jackson | Traduzido por angela spada
Diagnóstico diferencial de dor no quadrante superior direito

O abdômen é uma grande porção do corpo contendo os órgãos vitais

Image by Flickr.com, courtesy of Bruce

O abdômen corresponde a uma grande porção do corpo que contém os órgãos vitais. Para fins de exame, o abdômen é dividido em quatro quadrantes: superior direito, inferior direito, superior esquerdo e inferior esquerdo. Ao descrever dor ou outros sintomas, os profissionais de saúde referem-se ao quadrante correspondente, pois isto ajuda a estreitar o foco em determinados órgãos ou afecções possíveis.

Outras pessoas estão lendo

Significado

O quadrante superior direito do abdômen contém o fígado, a vesícula biliar e as porções dos intestinos grosso e delgado, assim como o estômago. O profissional de saúde considerará os diagnósticos diferenciais relacionados às estruturas nessa região. Em outras palavras, o profissional revisará os sintomas iniciais e desenvolverá uma lista de possíveis causas da dor. O exame consistirá em auscultar o quadrante superior com o estetoscópio, tocar ou palpar, em busca de massas ou firmeza incomum, e determinar a presença de outros sintomas, como febre, náusea, vômito ou alterações intestinais. É possível que algumas condições causem dor no quadrante superior direito abdominal direito, mas a condição é relacionada às estruturas em outras partes do corpo, como o tórax.

Tipos

Se a dor no quadrante superior direito não se relacionar a evento traumático, o profissional de saúde pode procurar descartar primeiramente condições cardiopulmonares de emergência, como pneumonia grave e ataque cardíaco. O médico também fará testes para detectar condições urgentes envolvendo os órgãos nesse quadrante. A colecistite aguda ou a inflamação da vesícula biliar são causas comuns de dor no quadrante superior superior. Outra séria condição a considerar, seria a hepatite ou infecção hepática; sua ocorrência é menos comum que a colecistite em relação a causar dor aguda. Outros diagnósticos diferenciais incluem cálculos biliares, apendicite retrocecal, abscesso hepático, úlcera estomacal e aumento de volume do fígado.

Características

Para descartar os vários diagnósticos diferenciais associados à dor no quadrante superior direito, o profissional de saúde obterá um histórico completo, solicitará exames laboratoriais de sangue e amostras de urina, e possivelmente pedirá estudos por imagem, como ultrassons ou imagens de tomografia computadorizada (TC). Não raramente, são solicitados exames adicionais depois do retorno dos resultados dos exames. Isto é necessário para reduzir o número de possíveis diagnósticos. A dor abdominal não é considerada como algo leve, pois pode ser a indicação de uma afecção séria que requer tratamento urgente.

Efeitos

Caso os diagnósticos diferenciais mais comuns sejam descartados, o profissional de saúde terá de considerar algumas das prováveis causas de dor no quadrante superior direito. Isto pode exigir hospitalização a fim de conduzir testes adicionais e avaliar a resposta a um tratamento preliminar. Outros diagnósticos a considerar incluem hérnia, obstrução intestinal, bloqueio dos ductos pancreáticos, vesiculares ou hepáticos e câncer.

Considerações

A dor intensa ou recorrente no quadrante superior direito deve ser avaliada por um profissional de saúde para descartar as causas que possam requerer cuidados emergenciais. O início, duração e descrição da dor podem ajudar a criar uma pequena lista de diagnósticos diferenciais. É possível que algumas medicações causem dor nesse quadrante abdominal. Uma lista de medicações, se prescritas ou de venda livre, pode ajudar o profissional. Quanto mais completas as informações fornecidas, mais específico o exame que possivelmente levará a um diagnóstico positivo da causa de dor no quadrante superior direito.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media