Dica para tocar guitarra heavy metal estilo anos 80

Escrito por michael black | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dica para tocar guitarra heavy metal estilo anos 80
Guitarras com captadores humbucking são as melhores para metal anos 80. (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

O heavy metal explodiu aos olhos do público na década de oitenta. Da ascensão da banda Metallica de uma banda thrash pouco conhecida para uma força musical mundial à bandas populares de hair metal e glam metal como Ratt e Poison, o heavy metal permeou muitos canais da cultura pop nos anos 80. Embora o termo "metal dos anos 80" possa ser aplicado a uma gama bastante ampla de estilos de guitarra, algumas dicas e técnicas básicas podem ajudá-lo a tocar qualquer um desses estilos.

Outras pessoas estão lendo

Som

Grande parte do heavy metal dos anos 80 é definido por sons de guitarra altamente distorcidos. Embora qualquer guitarra possa ser usada para tocar metal dos anos 80, uma guitarra equipada com um captador humbucker (ou humbucking) na posição da ponte (guitarras tipo Les Paul, guitarras ESP, etc) fará com que seja mais fácil atingir os timbres distorcidos de metal dos anos 80. Os violões foram utilizados frequentemente para criar os sons limpos no heavy metal anos 80, mas muitas baladas podem ser tocadas com um som mais "cheio" do captador do braço ou do meio de uma guitarra.

Acordes

Acordes com três notas estão entre os mais comuns no heavy metal dos anos 80. Díades (acordes de duas notas) maiores e menores também são frequentemente utilizadas em metal distorcido dos anos 80, particularmente nas notas repetitivas tocadas com palhetadas rápidas. Muitas das harmonias de guitarra de heavy metal dos anos 80 foram baseadas em duas guitarras tocando, cada uma, uma nota destas díades. Para partes sem distorção das músicas, acordes maiores e menores tendem a ser usados, com um acorde diminuto ou aumentado de vez em quando também. O guitarrista de Ozzy Osbourne, Randy Rhoads, em especial, utilizava grande variedade de acordes em suas composições de inspiração clássica.

Técnicas Rítmicas

Notas abertas abafadas tocadas com a palma da mão em uma das cordas graves (geralmente muito rapidamente) são uma das marcas registradas da guitarra base thrash metal dos anos 80. Quando estiver aprendendo a tocar essas partes rítmicas rápidas, por vezes complexas, use um metrônomo para começar devagar e ir aperfeiçoando sua maneira de tocar até atingir toda velocidade. A técnica do "tapping" (popularizada por Eddie Van Halen) é uma das técnicas mais importantes de guitarra solo que definiram a guitarra metal dos anos 80. Tocar "tapping" requer que você faça soar uma nota tocando uma corda com um de seus dedos da mão que segura a palheta e logo em seguida remova o dedo, fazendo assim soar uma nota regular que fica mais abaixo no braço da guitarra. Esta técnica é muitas vezes acompanhada de rápidos "pull-offs" ou "hammer-ons" (tocando uma nota e depois retirando o dedo para soar uma nota mais grave na mesma corda e tocando uma nota e depois pressionando um segundo dedo numa parte mais aguda na corda, respectivamente). A guitarra solo metal desta época era muitas vezes tocada o mais rápido possível, por isso, se você está tendo problemas para tocar alguma coisa, lembre-se de usar um metrônomo para ajudar a aumentar sua velocidade.

Tocar músicas

Faça uma lista de suas músicas favoritas de metal dos anos 80 e aprenda a tocá-las. Quanto maior a variedade de músicas você aprender a tocar, melhor guitarrista de metal anos 80 de modo geral você vai se tornar. Use tablaturas de guitarra - que podem ser encontradas gratuitamente online, bem como em livros de tablaturas de guitarra precisos que podem ser comprados na maioria das lojas de música - se você estiver tendo dificuldade para aprender alguns "riffs" ou fraseados. Lembre-se de começar devagar; concentre-se em tirar as notas primeiro e a velocidade virá mais tarde, com a prática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível