Dicas para se acostumar a trabalhar no turno da noite

Escrito por annabelle brown | Traduzido por luciana aché
Dicas para se acostumar a trabalhar no turno da noite
Bloqueie a luz do sol com cortinas pesadas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Trabalhar no turno da noite torna difícil, para muitas pessoas, conseguir dormir o suficiente, já que estamos acostumados a trabalhar durante o dia e dormir durante a noite. O trabalho noturno por longos períodos pode resultar em uma condição chamada síndrome da má adaptação ao trabalho noturno, que causa insônia e pode levar a úlceras e até mesmo doenças cardíacas, de acordo com o site americano WebMD. Contudo, mudanças em seus hábitos de sono e em sua rotina diária podem ajudá-lo a sobreviver ao turno da noite e evitar esse problema.

Ambiente do sono

Crie um ambiente que contribua para o sono durante o dia. Os ritmos circadianos, que são influenciados pela luminosidade, dizem ao seu corpo quando está na hora de dormir e quando está na hora de ficar acordado. A luz do sol diz ao seu organismo que é hora de ficar acordado, tornando mais difícil dormir durante o dia. Usar cortinas grossas para escurecer seu quarto deve lhe ajudar a dormir. Desligue o telefone durante o dia para garantir que você tenha uma quantidade de sono satisfatório sem interrupções. Deixe a família e os amigos cientes de que você está dormindo, para que eles não o incomodem. Desenvolva uma rotina regular, indo para a cama e acordando sempre no mesmo horário.

Dicas para se acostumar a trabalhar no turno da noite
Use cortinas que escureçam bem o quarto e desligue o telefone para garantir um sono sem interrupções (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Ambiente de trabalho

Use iluminações fortes para ajudá-lo a se manter acordado no trabalho, é o que recomenda o site americano WebMD. Luzes que forneçam claridade intensa durante o turno da noite ajudam a ajustar os ciclos circadianos, tornando mais fácil permanecer acordado. Quando você deixar o trabalho, pela manhã, use óculos escuros se for sair ao ar livre e mantenha o ambiente o mais escuro possível para contribuir com o sono.

Estimulantes

Evite ingerir muitas bebidas com cafeína. Em vez disso, prefira o café descafeinado e outras bebidas sem cafeína no início da manhã. Da mesma forma, evite fumar, pois o cigarro atua como um estimulante e pode tornar mais difícil dormir durante o dia. Não caia na tentação de usar o café ou outros estimulantes para ficar acordado durante o dia; se você trabalha no turno da noite, o dia deve ser dedicado ao sono.

Dicas para se acostumar a trabalhar no turno da noite
Evite as bebidas com cafeína. Se não resistir ao desejo de tomar um café, prefira o descafeínado (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Rotina diária

Seus horários de sono e trabalho são diferentes quando se trabalha no turno da noite, então você também deve esperar uma mudança na sua rotina diária. Evite fazer compras ou realizar atividades pela manhã depois do trabalho, tendo em vista que a exposição à luz do sol e o seu nível de atividade podem fazer com que fique mais difícil conseguir dormir ao chegar em casa. Não faça planos para o dia; use esse tempo para dormir e planeje atividades para os seus dias de folga ou antes de ir para o trabalho, no final da tarde ou início da noite.