Dicas para aplicar texturas no forro

Escrito por emily patterson | Traduzido por guilherme feitoza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para aplicar texturas no forro
Pinte o forro já texturizado para dar um visual fresco à sua casa (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Pintar sobre forros com textura pode clarear um forro já escurecido. Pintar sobre texturas de "pipoca" pode prolongar a vida do investimento. Forros com textura feita com argamassa podem ser pintados para criar um visual fresco e cobrir manchas. Ainda, se você tiver um forro liso, pinturas estão disponíveis para adicionar textura com a simples aplicação.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Para todos os forros, limpe teias dos cantos com uma vassoura ou aspirador de pó.

Preencha furos com rejunte. Use uma espátula para pressionar o rejunte no furo, e deixe um pequeno excesso, mas não mais do que 1,5 mm. O rejunte irá encolher ao secar, e permitir um pouco de excesso irá reduzir a necessidade de uma nova camada. Deixe secar. Use uma esponja úmida ao invés de uma lixa para nivelar o rejunte e eliminar a poeira.

Para preparar forros com textura de pipoca, passe um pouco de argamassa em qualquer furo. Use um spray disponível na maioria das lojas de material de construção para recriar a textura em qualquer área onde não esteja aplicada.

Cubra as bordas dos lustres, ventiladores de teto e outros obstáculos com fita para pintura ou fita adesiva. Para tetos texturizados, você pode ter de remover a placa que está contra o teto para que possa pintar abaixo dela. Se não for bom na pintura em linha reta e não quiser comprar pincéis para cantos, aplique uma listra de fita para pintura no topo das paredes em toda a extensão da sala para criar uma borda reta para a pintura. Não use fita adesiva nas paredes; isto irá remover a tinta delas.

Primer, aplicação de textura e pintura

Forros com manchas, previamente pintados com uma cor ou tetos com textura de pipoca devem receber uma aplicação de primer antes da pintura, após a aplicação da argamassa e do spray de textura estar seca. Use um pincel para qualquer perímetro e ao redor de lustres. Use um rolo para as áreas abertas. Use um rolo de cerda fina em tetos com textura.

Um teto texturizado pode ser pintado com um rolo de cerdas finas e um pincel quando o primer tiver secado. A textura pode ser adicionada a um teto plano com produtos especiais de pintura ou adicionando areia à tinta. Não é recomendada colorir a textura pré-misturada antes da aplicação. Aplique tintas texturizadas a tetos com pelo menos 0,25 a 0,5 cm de espessura em áreas de 1,2 x 1,2 m. Se o rolo estiver travando na textura, ela está secando muito rapidamente. Use um umidificador na bandeja de pintura. Não adicione muita água, ou a tinta texturizada ficará muito fina. Haverá o risco de a tinta criar bolhas e reduzir sua adesão ao primer, resultando em rachaduras e descascamento. Mantenha a tampa no resto da tinta para evitar que ela seque.

Quando a tinta com textura estiver seca, finalize pintando uma camada superior de tinta colorida ou branca.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível