Dicas para fazer bonecas de papel machê

Escrito por amy lyn | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para fazer bonecas de papel machê
O papel machê é um material fácil de usar para fazer bonecas e fantoches (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O papel machê é o artesanato de reciclagem definitivo. Feito a partir de uma mistura de jornal, farinha, sal e água, ele pode ser usado para fazer objetos como tigelas, bijuterias, máscaras, ornamentos, esculturas e bonecas. Qualquer um pode dominar e aproveitar este artesanato simples e fazer de tudo, desde miçangas simples para uma pulseira até algo tão grande quanto um carro alegórico. Algumas dicas sobre como fazer bonecas de papel machê tornam o processo mais simples, limpo e inventivo.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Rasgue o jornal em tiras de 2,5 cm de largura. Se você estiver fazendo uma boneca muito pequena, pode querer usar tiras menores. Rasgue o jornal no sentido do veio do papel para manter os cortes retos; senão, eles se tornam irregulares.

O papel machê é um artesanato que faz um pouco de bagunça, mas é lavável com água e sabão. Para tornar a limpeza mais fácil, pegue um saco de lixo grande e corte-o. Cubra sua área de trabalho com o saco e fixe-o com fita adesiva. Coloque uma sacola de compras de plástico dentro da tigela de pasta. Cubra as bordas e fixe com fita adesiva. Misture sua pasta dentro do saco. Quando terminar, remova os sacos, e sua mesa e tigela estarão limpos.

Dicas para fazer bonecas de papel machê
Recicle seu papel para fazer arte (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Materiais

A receita para a pasta de papel machê inclui farinha, água e sal. O sal evita o mofo. Outros itens que são úteis na criação da sua boneca são fita crepe e uma forma para a cabeça. Recicle outros itens domésticos para usar para a cabeça e corpo da sua boneca. Objetos úteis incluem ovos plásticos, tubos de papelão, canudos, duas "taças" de uma caixa de ovo presas juntas com fita ou uma bola de papel enrolada em fita crepe para mantê-la unida e dar-lhe um formato.

Aplicação

Técnica 1: Cubra uma área da forma da sua boneca com pasta e estenda uma tira de jornal sobre ela. Continue a cobrir a forma e a colocar papel sobre ela. Cubra a primeira camada de papel com a pasta e depois acrescente outra camada de tiras de papel sobrepostas. Continue até que você tenha coberto a forma da boneca com quatro camadas de papel e pasta.

Técnica 2: Mergulhe uma tira de jornal na sua pasta primeiro. Puxe a tira por entre seus dedos para remover o excesso de pasta e depois aplique-a à forma.

Evite que o jornal apareça por baixo da tinta no seu projeto usando tiras de papel lisas na sua última camada.

Secagem

O tempo de secagem varia de acordo com o tamanho do seu projeto. Depois de criar sua boneca de papel machê, certifique-se de deixá-la secar com bastante circulação de ar. Isto vai evitar a formação de mofo. O papel machê precisa estar completamente seco antes de ser pintado ou decorado. Teste se ele está seco tocando sua boneca com cuidado; se ela estiver fria, precisa de mais tempo para secar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível