Dicas para a Canon EOS 10D

Escrito por william pullman | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A Canon EOS 10D é uma câmera SLR digital de 6.3 megapixel que foi lançada em 2003. Ela oferece aos fotógrafos um imenso controle de suas funções sobre a fotografia, com um balanço de brancos manual, foco manual ou automático e diversos modos de fotografia. A câmera é apropriada tanto para iniciantes quanto profissionais, embora amadores possam considerar que a EOS 10D demanda uma curva de aprendizagem mais íngreme do que câmeras de menor qualidade.

Outras pessoas estão lendo

Qualidade da imagem

A EOS 10D tem sete distintas configurações de qualidade disponíveis aos fotógrafos. A "Large/Fine" toma vantagem de todos os 6.3 megapixel do sensor, armazenando-os com baixa compressão. Quanto menor a compressão em uma fotografia, mais alta é a qualidade quando impressa ou visualizada. O ponto negativo é que haverá menos espaço para o armazenamento de outras fotos no cartão de memória. As demais opções de qualidade diminuem a quantidade de megapixels usados ou aumentam a compressão, permitindo armazenamento adicional no cartão.

Embora possa ser tentador ter armazenamento extra escolhendo uma qualidade inferior, você não estará extraindo o máximo de qualidade permitido pela EOS 10D. Uma melhor opção será investir em um espaçoso cartão de memória, com, no mínimo, 1 GB de espaço disponível. Isso lhe permitirá tirar muitas imagens com a máxima qualidade disponível.

Objeto em movimento

Diferentes fotógrafos têm diferentes desejos em relação a seus resultados quando fotografam um objeto em movimento. Alguns desejam congelar o momento com nítidos detalhes, enquanto outros querem um desfoque que acentue o movimento. Com a opção "Shutter-Priority AE" na EOS 10D, fotógrafos podem ajustar a velocidade de exposição de forma manual, enquanto a câmera ajusta a abertura de forma automática, baseando-se nas condições de luz disponíveis. Quando a velocidade de exposição é maior, o objeto se torna congelado no espaço. Quando menor, cria o efeito desfocado na imagem. Para ajustar a velocidade de exposição, gire o botão no topo esquerdo da câmera para "TV". Gire o principal botão no topo direito da câmera para ajustar a velocidade de exposição. Ela será exibida na tela contendo as informações ao lado do botão principal. Finalmente, tire uma foto. Você pode ter que experimentar com diversas velocidades de exposição para alcançar os resultados desejados em sua imagem.

Abertura manual

Para ter ainda mais controle sobre suas imagens, a EOS 10D permite aos fotógrafos ajustar a abertura. No modo "Aperture-Priority AE", o fotógrafo pode ajustar a abertura, enquanto a câmera ajusta a velocidade de exposição. Ao ajustar a abertura, quanto mais alto o valor, mais desfocado a imagem de fundo será, destacando o objeto principal. Quanto menor o valor, mais claro será o foco tanto no objeto quanto na imagem de fundo. Para ajustar os valores de abertura, gire o botão de modos para "AV". Gire o botão principal para ajustar o valor de abertura. O valor será exibido na tela indicadora. Quando estiver pronto, tire uma foto. Da mesma forma que com a velocidade de exposição, você pode necessitar fazer alguns testes com diferentes valores de abertura até encontrar o que lhe dá o efeito desejado em suas fotografias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível