Dicas para "Civilization 2"

Escrito por contributing writer | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para "Civilization 2"
Você tem o que é preciso para levar uma civilização à glória?

"Civilization" é um ótimo jogo para quem gosta de estratégias, de história e de criar uma nação. Para vencer neste jogo, um país deve conquistar o mundo ou ser a primeira civilização a construir uma nave espacial e lançá-la com sucesso. Este pode ser um jogo bem complexo, e usar algumas dicas e estratégias pode ajudar bastante o jogador a alcançar seus objetivos.

Outras pessoas estão lendo

O começo

Quando o jogo começar, imediatamente construa uma cidade com seu colonizador na beira de um rio ou do mar. Construir cidades próximas a uma fonte de água irá poupar tempo, pois você não vai precisar usar um trabalhador para construir um sistema de irrigação. A água é importante para produzir alimento. Também é uma boa ideia construir uma cidade próxima aos recursos. Deste modo, a cidade produz mais dinheiro e comércio. Certifique-se de ter uma estrada em sua cidade em direção aos recursos, do contrário eles não podem ser usados.

Assim que sua primeira cidade for construída, comece produzindo colonizadores e guerreiros para protegê-los. Nunca faça um colonizador se aventurar sozinho e sem proteção. Sempre tenha ao menos uma unidade militar dentro da cidade para defesa.

Construa suas cidades próximas uma da outra. Quando isto acontece, eles juntam suas fronteiras e as cidades produzem mais rápido. Além disso, quanto mais cidades você tiver, mais rapidamente sua civilização se desenvolverá.

Usando trabalhadores

Bem no início do jogo, faça seus trabalhadores construírem estradas que interliguem suas cidades, o que faz você poder obter unidades militares mais rapidamente em caso de ataque.

Você pode obter mais dinheiro construindo minas com seus trabalhadores. Bons lugares para construir uma mina são terrenos com pedras preciosas, prata e ouro.

Explorando o interior

Quando você estiver explorando o interior, nunca permita que seu colonizador entre em tendas. Elas costumam ter bárbaros que automaticamente destroem os colonizadores.

Sempre tenha ao menos duas unidades mapeando a região. É uma boa ideia observar a área antes de enviar um colonizador. Muitas vezes o explorador vai descobrir uma civilização próxima.

Unidades

Você pode melhorar uma unidade apenas se ela estiver dentro de uma cidade. Lembre-se de que isso custa dinheiro. Construir a "Oficina de Leonardo" é uma das melhores coisas a fazer, pois irá melhorar suas unidades sem custo, mesmo quando novas tecnologias são descobertas. A "Oficina de Leonardo" se torna obsoleta com a descoberta do automóvel.

Administrando suas cidades

Sempre mantenha seus cidadãos felizes para evitar revoluções. Uma revolução paralisa toda a produção de uma cidade até que você resolva o problema. Você pode evitar revoluções construindo templos, catedrais, estádios ou a "Capela de Michelangelo" e a "Catedral de Bach". De acordo com o site Civilization Fanatics Center, esta última é a mais útil para manter cidadãos felizes. A "Catedral de Bach" diminui os cidadãos infelizes por dois pontos para cada cidade e não se torna obsoleta com a evolução da tecnologia, diferentemente da "Capela de Michelangelo".

Defendendo uma cidade

Você nunca deve deixar uma cidade desprotegida. É também recomendável fortificar uma unidade militar na cidade pois irá aumentar sua defesa em 50%.

Uma cidade pode ser melhor protegida construindo muralhas, pois elas triplicam a defesa com cada unidade militar. Você também pode construir a "Grande Muralha". Esta maravilha irá dar uma muralha para cada uma de suas cidades mais felizes. A "Grande Muralha" também força as civilizações inimigas a oferece paz ou cessar-fogo durante uma negociação.

Comércio e recursos

Tenha ao menos dois trabalhadores de cada cidade construindo minas. Bons recursos para uma mina são marfim, carvão e cobre. Há outros recursos que podem ser usados, como cavalos, búfalos, vinho e especiarias.

Assim que uma cidade tiver estabelecido recursos, imediatamente comece a construir caravanas de comércio. Uma caravana pode ter até três rotas de comércio por cidade. Ela também pode estabelecer uma rota de comércio com nações amigas. É comum que uma caravana obtenha um preço muito melhor por um recursos com outras nações do que em seu país natal.

Alimento

É importante ter alimentos suficientes para sua população. Você pode produzir comida se estabelecendo perto de um rio ou de um oceano. Você vai querer procurar por peixes ou baleias no oceano e construir um porto. Se uma cidade estiver localizada longe de uma fonte de água, um trabalhador pode fazer um sistema de irrigação. Isto é feito usando o botão "i". Celeiros também são bons meios de ajudar com a produção de comida. Se você tiver um celeiro, apenas 50% da comida de uma cidade é usada quando esta expande e cresce.

Tratados

Seja precavido ao assinar tratados, pois estes podem ser violados. Também seja relutante em compartilhar mapas, especialmente se você viajou mais pelo mundo que outros países. Assim sendo, também nunca quebre um tratado. O site Universal Hint System (Sistema universal de dicas, em tradução livre) diz que, se você quebrar um tratado, irá receber duas marcas negras, exceto se você for governado pelo "Fundamentalismo" ou tiver construído a "Torre Eiffel". De acordo com o mesmo site, para conseguir um país aliado, você não pode ter mais do que duas marcas negras.

Roubar informações

O jogo dá a você a oportunidade de roubar informações de outras nações. Você pode roubar essas informações enviando um espião a uma cidade estrangeira ou estabelecendo contato após construir uma embaixada em seu capitólio. Mas tenha cuidado, você pode criar um inimigo ao roubar essas informações.

Maravilhas do mundo

Com "28 Maravilhas do Mundo", pode ser difícil escolher quais delas são as melhores para se construir. É importante ter uma estratégia antes de iniciar uma partida e saber quais maravilhas você quer construir. "Civilization" só permite a construção de uma unidade de cada maravilha no mundo. Um jogador tem sempre a opção de decidir em qual invenção trabalhar. Cada descoberta toma um determinado número de turnos antes de prosseguir com outra invenção.

No começo do jogo, algumas das primeiras maravilhas disponíveis são os "Jardins Suspensos", o "Colosso", as "Pirâmides" e a "Grande Muralha". É bom lembrar que algumas maravilhas se tornam obsoletas com o desenvolvimento de certos avanços.

Sempre proteja suas cidades que tenham uma "Grande Maravilha". Se um inimigo tomar o controle de uma cidade, você não só perde os benefícios dessa maravilha, como o inimigo ganha todo o conhecimento. Se você tiver a "Grande Muralha" e a perder para um inimigo, você não terá mais muralhas no entorno de suas cidades.

De acordo com o site Universal Hint System, se você perdesse a "Capela de Michelangelo" para um inimigo, haveria desordem civil pelo país inteiro. Ao construir uma maravilha, observe cada cidade para saber quantas jogadas vai levar para construí-la. A velocidade de construção de alguma coisa depende do tamanho e da taxa de produção de uma cidade. Para alavancar a velocidade de construção de uma maravilha, você pode construir caravanas e estabelecer uma rota. Quando uma caravana entrar numa cidade que está construindo uma maravilha, uma opção para ajudar na construção aparece.

Se você não for tão avançado como as outras nações, uma boa maravilha para construir é a "Grande Biblioteca". Com ela você imediatamente recebe qualquer avanço descoberto por duas outras civilizações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível