Dicas de design para relatórios anuais

Escrito por melissa worcester | Traduzido por marina pastore
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Dicas de design para relatórios anuais
Bons relatórios melhoram sua imagem e a imagem da sua empresa (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

As partes que compõem o design de um relatório anual são muitas: a encadernação, a escolha da capa e do papel, a quantidade de cores, como as tabelas e gráficos são desenhados e as fontes usadas. Todas elas funcionam em conjunto na construção de um relatório anual que representa sua empresa. Não importa seu orçamento ou quantas cópias devem ser impressas: é sempre possível montar um relatório atraente que atenda às suas necessidades.

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Encadernação e capa

A encadernação tem um forte impacto no custo de impressão de um relatório anual, então é seu orçamento que dita as regras, ao menos em parte. Suas escolhas podem ser ainda mais limitadas pelo número de páginas. Grampos são baratos como forma de unir as páginas, mas não servem para relatórios com mais de 80 laudas; espirais e wire-os custam aproximadamente o mesmo: a wire-o é melhor para livros espessos, e a espiral é mais durável. Uma capa simples será mais barata, mas uma capa de cartolina com corte personalizado ou texturas, ou mesmo uma capa impressa a cores tornarão seu relatório mais atraente.

Papel e cor

O papel pode ser simples ou elaborado, e isto depende apenas do processo de impressão. Papel brilhante fará com que seu relatório pareça caro e chique, mas também aumentará muito o preço da impressão, além de ser impossível usá-lo em uma fotocopiadora ou impressora laser. É possível adicionar cor apenas na capa e deixar o miolo em preto e branco para diminuir custos. Cores na capa também aumentarão um pouco o preço final, mas tornarão o trabalho mais chamativo. Um design realmente espetacular requer cores na maior parte das páginas -- se não em todas -- ainda que seja apenas uma cor além de preto. Fotos coloridas podem ser usadas, mas não são necessárias na maior parte das empresas. Usos eficazes do processo de impressão a cores podem produzir designs muito atraentes, mas isso depende do orçamento.

Tipografia

A escolha de fontes pode dar o toque final para um grande design, mesmo que ele seja de um relatório impresso mais simples. Escolha uma ou duas fontes: um bom começo é encontrar uma serifada e outra sem serifa, lembrando de verificar se elas funcionam bem em conjunto. Comece com o texto de corpo e os cabeçalhos principais para cada seção. Cabeçalhos menores devem ter a mesma fonte do cabeçalho principal ou do corpo de texto, no máximo negritados quando o corpo for regular. Ao invés de escolher fontes diferentes para legendas ou tabelas, varie o peso ou o tamanho das fontes que você já está usando. Se você está usando cores, considere usá-las para tabelas ou cabeçalhos. Pense bem no design das páginas: o tamanho das margens, a colocação de numerações e o uso do espaço em branco. Começar capítulos com espaço branco no topo da primeira página ajudará o leitor a encontrar cada capítulo com facilidade. Se você não tem texto suficiente para encher a quantidade de páginas que gostaria, considere adicionar mais espaço entre as linhas no corpo do relatório.

Tabelas e ilustrações

Um bom design garante o espaçamento adequado entre as tabelas e ilustrações do relatório, sem colocá-los todos em uma só seção. Dê um visual unificado por meio de um tratamento único de cores e uso de fontes similares. Escolha o tipo de gráfico ou tabela que melhor demonstre os dados desejados, representando-os de maneira atrativa e legível. Se você mostra estatísticas de sua base de clientes como uma porcentagem de um todo, use um gráfico de pizza. Se está mostrando uma progressão de renda ou vendas no decorrer de um certo tempo, um gráfico de barras ou linhas é uma boa escolha. Se fizer o gráfico de pizza tridimensional, use o mesmo visual para o de barras, seguindo a uniformidade para as fontes das legendas e privilegiando a legibilidade. Marque os dados com números e mantenha uma escala em cada gráfico: coloque o valor de cada barra no topo da mesma, e o tamanho de cada fatia da pizza na marcação para aquela parte do gráfico.

Formato e método de impressão

Uma forma barata de relatório anual pode ser feita numa fotocopiadora e, de fato, esta pode ser a melhor aposta para uma organização sem fins lucrativos em que os leitores do material estão preocupados com gastos desnecessários. Se tiver que imprimir seu relatório, peça por exemplos de trabalhos similares feitos pelo escritório de impressão para outros clientes como uma maneira de avaliar a qualidade do serviço. Para manter os custos baixos em qualquer categoria de preço, escolha tamanhos padrão e veja como o custo total é afetado conforme a quantidade de material aumenta. Para um relatório dramático, escolha tamanhos ou formas diferentes, ou molde seu relatório de acordo com o tipo de negócio: um relatório em formato de menu para uma cadeia de restaurantes, um livro no formato de um dos produtos da empresa para uma fábrica ou um relatório redondo em forma de DVD para uma companhia que distribui ou aluga filmes.

Dicas e conselhos

O visual geral do relatório anual deve ser adequado à empresa e sua imagem, audiência e produto. O relatório anual de uma companhia que fabrica pranchas de surfe será diferente daquele de um escritório de advocacia. Use o logo da empresa e as cores associadas a eleou aos produtos da marca. Se você puder escolher entre diversos elementos, prefira um que represente bem a companhia e use-o, ou encontre vários que sejam coerentes com o visual de todos os produtos e use-os em seu design.

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