Dicas para fotografia digital de luzes de Natal

Escrito por fritzi newton | Traduzido por lucas alex rhossard
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para fotografia digital de luzes de Natal
Luzes de Natal podem ser fotografadas com câmeras compactas e SLR (christmas lights image by Tonda from Fotolia.com)

Tente documentar suas festas com fotografias que explorem mais do que apenas a família abrindo presentes na ceia de Natal. Com a abundancia de luzes de Natal tanto dentro como fora de casa, existem inúmeros objetos que podem ser capturados em fotografias tradicionais e inconvencionais usando tanto câmeras digitais compactas como câmeras single-lens reflex (SLR).

Outras pessoas estão lendo

Seguindo as regras básicas

Não importa o alvo da fotografia -- luzes de Natal, o Cristo Redentor ou uma águia-de-cabeça-branca, as regras básicas da fotografia continuam as mesmas. Mantenha a foto o mais simples e organizada possível. Se você vir um galho desnecessário, que não acrescenta nada à imagem final, mude de posição até que ele não apareça mais. Veja seu objeto de diferentes ângulos para encontrar a melhor perspectiva para exibir as luzes de Natal. Componha sua imagem com o ponto focal fora do centro. E, por fim, se aproxime do alvo e preencha o quadro.

Dicas para fotografia digital de luzes de Natal
Siga as regras básicas de composição para fotografar luzes de Natal com sucesso (christmas feeling image by Dimitar Bosakov from Fotolia.com)

Exposição em locais fechados

Configurar a exposição para luzes de Natal internas pode ser complicado. Porque as luzes são claras, o fotometro da câmera vai querer deixar a imagem subexposta. A baixa exposição pode fazer com que outros objetos fiquem escuros demais. Se você medir a luz na árvore de Natal, as luzes podem acabar ficando superexpostas, resultando em brancos estourados. Nenhum dos casos é desejável. Kerry Drager do betterphoto.com sugere medir a luz nas luzes de Natal e usar um flash para melhorar a exposição dos objetos mais escuros. Se o flash for forte demais e for possível, diminua sua intensidade.

Dicas para fotografia digital de luzes de Natal
Encontrar uma boa exposição para luzes de Natal pode ser trabalhoso (Christmas lights in a wreath image by palmer530 from Fotolia.com)

Exposição externa

Fotografar luzes de Natal externas também pode ser um desafio; você tem novamente uma situação com seções bem claras e áreas escuras, ou até pretas. O site Strobist recomenda que você tente fotografar perto do crepúsculo ou logo antes de anoitecer. Eles sugerem que chegue cedo ao local para que seu equipamento esteja pronto quando o céu estiver escuro o suficiente para mostrar as luzes. Um tripé pode ser necessário para manter a câmera firme ao fotografar situações de pouca luz.

Dicas para fotografia digital de luzes de Natal
Fotografar luzes de Natal logo ante de escurecer pode te ajudar com a exposição (christmas lights in ancient place image by nw7.eu from Fotolia.com)

Efeitos especiais

Existem duas técnicas muito simples para transformar luzes de Natal em composições abstratas. A primeira envolve usar a velocidade do obturador em 1/30 segundos ou menos. Quando focar no objeto, solte o botão do obturador e mova a câmera enquanto a foto é registrada. Você pode experimentar com várias velocidades de obturador. A segunda técnica requer uma lente zoom e um tripé. Prenda a câmera no tripé, use uma velocidade baixa novamente e foque no objeto. Quando você soltar o botão do obturador, aumente ou diminua o zoom com a lente até que a fotografia seja feita. As cores ficarão melhores se você utilizar um ajuste de branco para lâmpadas de tungstênio.

Dicas para fotografia digital de luzes de Natal
Usar o zoom enquanto fotografa luzes de Natal pode criar um abstrato único (christmas lights image by javarman from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível