Dicas para implementar computadores em sala de aula

Escrito por shelley frost | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para implementar computadores em sala de aula
Atividades em sala de aula regulares com computadores ajudam crianças a ganharem experiência (computer savvy image by Kelly Kane from Fotolia.com)

Os alunos encontrarão computadores e outras formas de tecnologia ao longo da vida. O uso da informática em sala de aula cria experiência no uso das máquinas. Computadores oferecem uma variedade de utilizações em sala de aula, de jogos a pesquisa. À medida em que as crianças ficam mais à vontade com essas máquinas, adicione mais atividades na programação regular.

Outras pessoas estão lendo

Criar uma configuração eficaz

A disposição dos computadores em sala de aula afeta o modo como eles serão utilizados pelos alunos. Caso estejam mal posicionados ou com difícil acesso, você estará menos propenso a incorporá-los nas atividades regulares de sala de aula. Considere colocar um par de computadores em um carrinho, que pode ser movido para qualquer lugar da sala. Isso permitirá acomodar os trabalhos individuais dos alunos, os projetos de informática do grupo ou uma apresentação de aula. Uma área de armazenamento de fácil acesso para softwares e acessórios contribui com a facilidade de utilização.

Use computadores como centros de aprendizagem

A abordagem do centro de aprendizagem oferece para as crianças tempo para concluir as atividades em uma base individual ou em um pequeno grupo. As áreas de trabalho individuais, chamadas de centros de aprendizagem, ficam localizadas ao redor da sala, cada uma com sua própria atividade para os alunos concluírem. Durante o tempo designado no centro de aprendizagem, as crianças vão para diferentes centros, para concluir as atividades. Use o computador da sala de aula como um dos centros de aprendizagem, como uma forma simples de trabalhar com a tecnologia. Crie uma atribuição específica para o centro computacional, como uma caça ao tesouro online ou um jogo de computador educativo. Caso pense que os alunos estejam passando muito tempo no centro de informática, coloque um cronômetro ao lado deles e faça ajustarem o temporizador para certa quantidade de tempo. Isso permite que mais crianças usem o centro de computadores.

Una atividades no computador a lições em sala de aula

As atividades de computador que se relacionam com o conteúdo da aula criam um uso mais significativo para a tecnologia. As crianças juntam o uso do computador às informações que estão aprendendo, em vez de procurar informações aleatórias. Um projeto de pesquisa que expanda um tema da aula é uma opção para criar essa união. As crianças procuram por informações adicionais para criar um relatório ou uma apresentação. Para aprofundar a prática no computador, faça-as usarem um programa de processamento de texto, para criar um esboço ou relatório.

Crie um site para a sala de aula

Um site da classe é outra maneira de incorporar o uso do computador à sala de aula. Inclua no site uma seção estudantil que contenha atividades, links ou tarefas relevantes para as crianças. Elas podem usar o site na escola e em casa para a prática adicional no uso de computadores. O site da classe também funciona para envolver os pais no processo educativo. Inclua uma seção especial para os pais, com link de referência para eles. Se o site for seguro, poste as notas dos alunos. Atualize o site com frequência e crie recursos interativos, quando possível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível