Dicas para pintura hiper-realista com tinta acrílica

Escrito por sophie sarkozy | Traduzido por gabriela drumond
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para pintura hiper-realista com tinta acrílica
Pintores hiper-realistas criam obras que se assemelham a fotografias em alta definição (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Pintores hiper-realistas criam pinturas que se assemelham a fotografias de alta resolução. Um hiper-realista faz uso de imagens fotográficas como referência, mas cria uma renderização mais definitiva e detalhada do assunto original. Os objetos e cenas em pinturas hiper-realistas são meticulosamente detalhados para criar a ilusão de uma nova realidade não vista na foto original. Muitas das pinturas são feitas com um spray, utilizando-se tintas acrílicas, óleos ou uma combinação de ambos. Se você acha que está pronto para tentar o estilo hiper-realista, é provável que você não seja um novato. Ainda assim, existem algumas dicas importantes para a criação de imagens hiper-realistas em acrílico.

Outras pessoas estão lendo

Use materiais de arte de alta qualidade

Tinta acrílica barata simplesmente não é suficiente quando se trata de criar pinturas hiper-realistas. Uma vez que estamos falando de uma técnica de pintura muito precisa e meticulosa, onde os detalhes, bordas e cores devem ser bem nítidos, é fácil ver porque deve-se investir em pincéis e tintas de alta qualidade. Caso contrário, suas cores não terão o esplendor necessário ou a consistência correta, e você não será capaz de dominar essa técnica.

Use quantidades suficientes de tinta

Muitos iniciantes cometem o erro de não aplicar tinta suficiente sobre o tecido. Isso pode decorrer de um medo de desperdício, o que é compreensível, considerando o preço dos materiais. No entanto, o estilo hiper-realista de pintura, muitas vezes, requer a adição de várias camadas em cima umas das outras, então se quiser usar essa técnica, deverá estar pronto para usar bastante tinta. Felizmente, a tinta acrílica é de secagem rápida: uma tela demorará cerca de um dia para secar, ao invés de semanas ou meses no caso de uma pintura a óleo. Portanto, acrílico é um meio perfeito para trabalhar com camadas.

Trabalhe rápido na mistura de cores

O acrílico é uma mídia de pintura de secagem rápida, então é preciso trabalhar rapidamente quando estiver misturando cores. Para pinturas hiper-realistas é melhor fazer a mistura de cores em sua paleta, ao invés de em uma tela umedecida. Sempre use um pincel limpo para misturar e trabalhar em todas as áreas de cores misturadas de uma só vez, já que é improvável que consiga misturar o tom exato novamente. Além disso, pode não ser uma boa ideia comprar tintas em lojas diferentes, pois os tons podem variar. Se sabe que vai usar muito uma cor específica em uma pintura, compre alguns tubos de tinta da mesma marca para que não seja pego desprevenido.

Faça uso da versatilidade da tinta acrílica

Tintas acrílicas podem ser tanto transparentes quanto opacas. Para obter um efeito de cor lavada, basta adicionar uma pequena quantidade de água na tinta e aplicá-la em camadas finas. Para obter um efeito opaco, misture uma pequena quantidade de tinta branca à colorida. Lembre-se sempre de trabalhar as cores em camadas. Se aplicar uma camada grossa, você não será capaz de tirar nem um pouco da tinta da tela. O caminho para atingir a textura e cor perfeitas é desenvolvê-la devagar. Você também pode usar o acrílico como uma cobertura: basta aplicar uma camada muito fina de tinta esbranquiçada sobre a área desejada para produzir um efeito de vidro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível