×
Loading ...

Dicas para fazer sombras em tatuagens

Atualizado em 13 junho, 2017

Embora a maioria das tatuagens seja contornada com tinta preta, algumas, especialmente retratos, ficam melhores usando a técnica de sombreamento. Ao contrário do contorno, as sombras resultam em visuais mais realistas. Elas criam uma aparência tridimensional que não pode ser capturada com linhas pretas preenchidas com cor.

Conheça o trabalho de um tatuador antes de se comprometer (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Escolha do desenho

Muitos desenhos são perfeitos para um simples contorno preenchido com cores. Alguns até ficariam estranhos com muita sombra. O propósito do sombreamento é criar a ilusão de profundidade e forma, para que os desenhos como retratos e reprodução de objetos orgânicos, como flores, árvores e animais possam ficar interessantes e bonitos. Por outro lado, ilustrações abstratas que devem ser simples podem ficar estranhas com muitas sombras.

Loading...

Agulhas

As agulhas usadas para sombreamento não são as mesmas usadas para as linhas. Usar uma agulha de contorno para tentar fazer as sombras pode gerar um resultado decepcionante. Embora existem diferentes máquinas para sombras e linhas, muitos artistas usam a mesma máquina, mas com diferentes agulhas. As agulhas de sombreamento são soldadas em uma barra e ligadas à máquina. Existem muitas agulhas (quatro, seis ou nove, dependendo da necessidade do tatuador) em cada barra, e elas são organizadas de forma que parecem um pente.

Cores misturadas

A ideia do sombreamento é que ele faz a arte parecer tridimensional com sombras e brilhos naturais. Para alcançar esse efeito, misture cores de tinta várias vezes para criar uma mudança gradual de uma cor para a outra. Se as cores não se misturarem, o contraste nas mudanças de cor ficará muito grosseiro. Planeje a tatuagem com cuidado e misture as cores com antecedência para evitar muitas pausas durante o processo de tatuagem.

Brilhos

Muitos tatuadores usam tinta branca para criar a ilusão de brilho, ou áreas que refletem mais luz que as outras. Por exemplo, se há água no desenho, o artista pode usar tinta branca para parecer que a água está se movendo ou espumando. Isso não só cria uma ilusão interessante de profundidade, mas também pode ajudar a ajudar a suavizar a transição de uma sombra para outra. Outra técnica para criar áreas mais claras é chamada de "lavar", que envolve misturar a tinta com água desionizada antes de aplicar à pele.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...