Dicas para superar o nervosismo de falar em público

Escrito por luanne kelchner | Traduzido por caio nóbrega
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Dicas para superar o nervosismo de falar em público
Realizar apresentações para os colegas de trabalho é uma parte de diversas carreiras (Compassionate Eye Foundation/Rob Daly/OJO Images Ltd/Digital Vision/Getty Images)

O medo de falar em público é um dos medos mais comuns entre os profissionais. Ficar em um púlpito e transmitir suas ideias e mensagens para uma sala cheia de pessoas com todos os olhos em você pode ser o suficiente para aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial e fazer as mãos suarem. Encontrar maneiras de superar seu nervosismo antes de um discurso público pode ajudá-lo a projetar confiança ao expressar a sua mensagem. O público não quer que você falhe, eles querem que você transmita a sua mensagem.

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Conheça o Material

Uma das melhores maneiras de acabar com o nervosismo é conhecer bem o seu material. Quando você domina completamente o assunto fica menos propenso a tropeçar nas palavras ou se perder em seu discurso. Torne-se um especialista em seu assunto estudando, escrevendo e preparando o seu discurso.

Respire fundo

As técnicas de relaxamento podem ajudá-lo nos momentos antes de fazer um discurso. Exercícios de respiração profunda ajudam a relaxar e eliminar o estresse típico de antes de falar em público. Tire alguns momentos antes de seu discurso para respirar profundamente, relaxar o corpo e limpar seus pensamentos.

Exercite-se

Exercite-se antes de um discurso para eliminar um pouco do nervosismo. Isso não significa que você tem que correr uma maratona antes de falar em público. Uma caminhada ao redor do quarteirão ou do prédio podem ajudar a diminuir um pouco do nervosismo antes de falar em público.

Experiência

Quanto mais você falar em público, mais à vontade você irá ficar. Falar em público melhora com a prática, assim como qualquer outra tarefa ou trabalho. Aproveite todas as oportunidades que você tenha para falar na frente de um grupo ou até mesmo de uma multidão para ganhar a experiência que você precisa para ser um orador confiante. Pratique com pequenos grupos e, gradualmente, você vai perceber que o seu nervosismo diminui. É possível que você nunca consiga eliminar o nervosismo antes de um discurso público, mas você pode reduzi-lo e se sentir mais confortável a cada vez.

Conheça o público

Se houver tempo, conheça alguns dos membros do público antes de falar. Isso pode ajudar a se conectar com seu público, o que pode fazer com que você se sinta menos nervoso. Um grupo cheio de pessoas que você conhece é mais fácil de enfrentar do que um cheio de desconhecidos.

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