×
Loading ...

Dicas de treinamento para times de futebol escolar

Atualizado em 17 abril, 2017

Treinar um time de futebol na escola pode ser uma empreitada desafiadora, pois o técnico ajuda a melhorar o desempenho dos jogadores, a motivá-los e a encorajá-los para o treinamento duro e a escalá-los na posição que ajude na vitória do time. Desenvolver essa metas requer esforço, mas existem meios de se conseguir tanto nos treinamentos quanto nas disputas dos jogos.

O treinamento em campo é fundamental ao se montar um time de futebol (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Escale os substitutos

O treinador de futebol André Botelho diz que, quando um time rápido joga contra um time mais lento e menos talentoso do que ele, a tendência é de que o time mais capacitado fique também mais lento, onde eles farão mais dribles, jogando menos no ataque. Isso pode afetar desempenho do time rápido, caso o oponente seguinte seja um time mais parecido com ele, pois Botelho afirma que o time mais hábil pode levar de 15 a 20 minutos para se ajustar ao ritmo de jogo do novo oponente. Ele sugere que, quando seu tive estiver jogando contra um time mais fechado ou mais fraco, deve-se usar os reservas na maior parte do jogo.

Loading...

Teinamento

Botelho diz que o aprimoramento da força e da rapidez de um time costumam ser negligenciados nos times. Ele sugere que as equipes gastem um tempo significativo no condicionamento físico e trabalhando a velocidade e no ensaio de jogadas. Este treinamento irá melhorar a performance do time nos jogos.

Experimente um meia-ofensivo

Existem várias estratégias usadas para o posicionamento em campo. Botelho sugere que os técnicos de escola considerem utilizar um meia-ofensivo, que joga atrás dos atacantes. Ao se jogar com um jogador extra no ataque, os atacantes sabem que eles têm um jogador recuado que pode pegar as bolas que estão atrás deles, permitindo que eles tenham mais chances de ataque disputando a bola com os meio-campistas e os zagueiros.

Motive e levante a moral do time

Treinar um time de futebol requer um grande comprometimento com a atividade física, diz André Botelho. O trabalho do técnico é duplicado - manter as práticas prazerosas e manter os jogadores motivados. Os meios para se fazer isso incluem usar métodos de treinamento inovadores com uma ênfase na competição e ser um líder positivo e motivador.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...