Dicas para usuários de lentes de contato

Escrito por rajrupa ghosh | Traduzido por gustavo ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para usuários de lentes de contato
Tome os cuidados apropriados com suas lentes de contato e evite doenças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lentes de contato são objetos delicados que precisam de muito cuidado. Isto porque seus olhos estarão em contato direto com elas enquanto você as estiver usando. É preciso tomar cuidado com o modo de armazenamento e limpeza, uso e manutenção. Se acostumar com os métodos é crucial, especialmente para novatos.

Outras pessoas estão lendo

Lado certo

Devido sua forma abaulada e flexibilidade, é difícil saber o lado certo das lentes. Antes de colocá-las nos olhos, segure-as na ponta do dedo. Se a lente ficar arredondada, com as bordas voltadas para fora, como uma molheira, este não é o lado correto. Uma das mais importantes dicas em relação às lentes de contato é segurá-las de forma que assumam o formato de uma semi esfera, como um "U", com as bordas não voltadas para fora. Algumas lentes vêm com um pigmento e outras com marcas a laser. No caso das tingidas, as bordas devem parecer azuis ou verdes enquanto você as segura na ponta dos dedos. No caso das marcadas a laser, se puder ler algo na borda externa, este é o lado correto para aplicação.

Colocando e removendo as lentes

Antes de colocar as lentes, assegure-se de que suas mãos estão limpas. Mesmo que a lavagem correta seja crucial, você não deve usar agentes de limpeza oleosos ou com muito perfume, pois eles podem grudar na superfície da lente e irritar o olho. Depois disso, agite o estojo contendo as lentes e remova-as da solução de limpeza. Se estiverem grudadas, evite usar os dedos para soltá-las. Ao invés disso, sacuda o estojo um pouco mais. Coloque as lentes na palma da mão, despeje a solução e higienize-a. Coloque a lente na ponta do dedo para remover o excesso de produto. Enquanto a coloca no olho, siga os métodos que achar melhor -- puxando uma ou as duas pálpebras ou colocando as lentes no canto branco e ajustando-as no olho. Quando for removê-las, puxe-as levemente ou se acostume com qualquer modo que envolva segurar as pálpebras ou empurrar os cantos do olho. Tenha uma toalha à mão quando for colocar ou remover as lentes, para evitar perdê-las no caso de elas caírem.

Dicas gerais

Há diversas medidas que você deve ter em mente. Nunca compartilhe suas embalagens com outras pessoas, para evitar infecção. Coloque as lentes antes de colocar qualquer tipo de maquiagem e use apenas cosméticos atóxicos nos olhos. Sempre que for guardar as lentes, assegure-se de que a solução seja fresca. Limpe o estojo regularmente e use um novo a cada três meses. Outra dica conveniente é sempre começar o processo com a mesma lente, ou seja, com a direita ou esquerda, para evitar misturá-las. Mantenha a embalagem da solução fechada sempre que não estiver em uso, assim a boca da garrafa não toca nenhum objeto. Tente não dormir, nadar, usar spray de cabelo ou ficar em ambientes com vapores irritantes enquanto usa lentes. Visite um oftalmologista regularmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível