Dicas de violão para dedos grossos

Escrito por carlos mano | Traduzido por cassie cakes
Dicas de violão para dedos grossos
Com dedos grossos, tocar violão pode ser um desafio (Bass Guitar image by JMS from Fotolia.com)

A família dos violinos tem grande variedade de tamanho. Pessoas com dedos grandes naturalmente tendem a escolher a viola ou o violoncelo. Violões, no entanto, vêm em apenas um tamanho - com a exceção do guitarrón mexicano. Para aspirantes a violonistas que não querem tocar mariachi, há outros instrumentos a considerar. Também existem algumas técnicas que permitem que pessoas com dedos grossos toquem violões normais.

Baixo

Qualquer violonista comum, se questionado sobre dedos grossos, sugerirá o baixo. Este instrumento tem quatro cordas afinadas como as quatro maiores do violão, mas duas oitavas abaixo. Normalmente, apenas notas soltas (e não acordes) são tocadas. As cordas são maiores e mais distantes uma da outra, o que facilita muito o seu manejo por mãos grandes. O baixo elétrico não é muito maior do que um violão normal, então é mais facilmente transportado do que o baixo clássico. Ele é parte importante da maioria dos estilos populares, especialmente rock, jazz, country, reggae e estilos latinos.

Guitarrón

O guitarrón mexicano é o baixo grande nas bandas de mariachi. É preciso ter muita força para tocá-lo, portanto mãos fortes são importantes. É um instrumento sem trastes, tocado com "beliscões" - o músico está sempre tocando duas notas com uma oitava de diferença entre si. A nota mais grave num guitarrón está duas oitavas abaixo do Lá num violão normal, e a afinação é exatamente igual: ADGCEA (Lá, Ré, Sol, Dó, Mi, Lá). Às vezes a corda Lá mais aguda é afinada uma oitava abaixo. O instrumento é raramente visto fora de bandas de mariachi.

Pestana

Há muitos estilos de violão que substituem a mão esquerda com um aparato que escorrega ao longo da corda. Isto produz um som suave (glissando), que "escorrega" entre as notas. Neste estilo, uma palheta é sempre usada na mão direita. Este estilo é perfeito para dedos grossos porque os dedos jamais tocam as cordas, e pode ser tocado em uma guitarra elétrica normal. No rock, são chamadas pestanas ou "bottleneck". No blues, às vezes uma guitarra especial com ressonância é usada (uma dobro). Na música country, o violão com pestanas é uma mesa com vários bancos de cordas afinados diferentemente. O músico senta numa cadeira para tocá-la.

Open tuning

Se estiver resoluto em tocar um violão normal sem pestanas ou mesmo sem palhetas, ainda há um jeito de tocar tendo dedos grossos - open tuning. Isto significa afinar o violão de forma que, quando tocadas, as cordas formem um acorde mesmo sem nenhuma pressionada. Pressionando todas as cordas sobre o mesmo traste, um outro acorde será formado. Esta é uma técnica usada por cantores que não têm muito interesse em aprender a tocar violão.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível