Qual é a diferença entre DIMM e SDRAM?

Escrito por dennis costa | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a diferença entre DIMM e SDRAM?
Os módulos de memória lembram bolachas e possuem contatos elétricos em um lado (computer memory image by Horticulture from Fotolia.com)

A memória do computador representa um dos componentes potencialmente mais confusos dos PCs modernos. A grande quantidade de termos, tipos e acrônimos pode ser assustador até para usuários experientes de computadores. Por exemplo, o que significam SDRAM e DIMM, e qual é a diferença entre as duas coisas?

Outras pessoas estão lendo

Definindo a memória

No primeiro lugar, SDRAM representa um tipo de memória de acesso aleatório (RAM) do computador. A memória é basicamente o local onde a informação é armazenada temporariamente para um acesso rápido e fácil. Se o chip de um computador fosse o chef que "cozinha", ou processa os dados, e o disco rígido fosse à despensa onde os ingredientes estão armazenados, então a memória seria a bancada onde o chef coloca os ingredientes necessários para poder usá-los comodamente.

SDRAM

Vamos ver agora o que realmente significa SDRAM. As letras "SD" significam "síncrona dinâmica". É "síncrona" no sentido de que mantém o mesmo ritmo de relógio do que outros componentes em um CPU (unidade central de processamento), como os vários buses e o chipset em si. Por outra parte, "dinâmica" significa que a informação pode ser adicionada ou removida dos módulos de memória facilmente. SDRAM é um dos tipos mais comuns de RAM, de acordo com o livro "Atualizando e reparando PCs".

Módulos de memória

A memória vem em placas apelidadas "wafers" (bolachas). Elas são tiras estreitas e compridas cheias de componentes eletrônicos. Tal configuração foi desenvolvida porque a memória de um computador era no começo colocada em um chip conectado diretamente à placa-mãe, a placa de circuitos onde se localiza o processador principal. Esses chips tendiam a se desencaixar sozinhos com alterações na temperatura. Outro método era soldar os chips diretamente à placa-mãe, mas isso também causava problemas. O desenvolvimento de módulos de memória foi a solução, com uma placa pequena que se instala em um conector soldado à placa-mãe.

SIMMs e DIMMs

Os primeiros módulos de memória possuíam uma única linha de contatos elétricos, e eram chamados, portanto, "Single Inline Memory Modules" (Módulos de Memória de Linha Única), ou SIMMs. Os modelos mais modernos possuíam duas linhas de contatos e eram chamados "Dual Inline Memory Modules", ou DIMMs. Outro tipo de módulo de memória, que existiu por pouco tempo, foi o "Rambus Inline Memory Module", ou RIMM. Então, na realidade, um DIMM descreve basicamente o tipo de conexão entre o módulo de memória e a placa-mãe, mas um termo como SDRAM descreve o módulo de memória em si.

Tipos de DIMMs

No entanto, ambos os termos estão muito relacionados a respeito da função, pois um módulo de memória pode enviar e receber informação até a velocidade máxima permitida pela conexão. Para cada tipo de SDRAM existente, há um tipo diferente de conexão DIMM. Por exemplo, os módulos SDRAM SDR "single data rate" (taxa de dados simples), possuem DIMMs com 168 pinos, os mais rápidos módulos SDRAM DDR "double data rate" (taxa de dados dupla), possuem 184 pinos nos conectores DIMM. Os módulos das normas DDR2 e DDR3 possuem 240 pinos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível