Qual a diferença entre pedras preciosas reais e falsas?

Escrito por penny elaine | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre pedras preciosas reais e falsas?
Diamantes são a pedra preciosa mais procurada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pedras preciosas têm sido usadas como peças de joalheria por séculos. Em culturas antigas, pedras preciosas eram usadas como um símbolo de classe social, e apenas esses indivíduos que eram parte de classes mais elevadas poderiam usá-las. Embora essas pedras sejam fáceis de encontrar na sociedade de hoje, você deve saber o que está procurando antes de comprar. Muitas imitações estão disponíveis e algumas são vendidas como reais.

Outras pessoas estão lendo

Pedras preciosas

As pedras usadas na fabricação de joias geralmente são classificadas em duas categorias: preciosas e semipreciosas. Não há nenhuma diferença científica entre esses dois tipos de pedra, a real diferença está em seu valor e raridade no mercado. Pedras preciosas são valiosas, enquanto as semipreciosas são mais fáceis de encontrar. Algumas pedras preciosas mais comuns são diamantes, esmeraldas, rubis e safiras, apenas para listar algumas. Há algum tempo, a ametista chegou a ser considerada uma pedra preciosa, antes que uma generosa quantidade dessa gema fosse descoberta no Brasil. Pérolas não são gemas, mas são vendidas juntamente com as demais pedras preciosas por seu valor. Na venda, muitas joalherias terão as pedras preciosas originais listadas por seu nome, enquanto as falsas terão um nome descritivo na frente do nome da pedra.

Aparência e criação

Como pedras preciosas são feitas naturalmente do solo, estão sujeitas a ter algumas falhas em sua aparência, como pequenos arranhões ou diferenças na forma. Pedras sintéticas ou falsas são uma criação humana. O objetivo dessa criação não é apenas clonar o item real, mas fazer o produto finalizado parecer tão livre de falhas que se destaque ou passe por sua contraparte real. Enquanto as pedras reais são criadas naturalmente quando lava derretida, elementos químicos no solo e a quantidade correta de pressão se unem, pedras falsas são comumente feitas de vidro ou de várias formas de vidro e plástico que são produzidos em massa em uma fábrica.

Peso

Uma das maiores diferenças entre as pedras preciosas reais e as falsas, além da aparência, é o peso de ambas ao segurá-las. Muitas vezes, ao pesar uma pedra real contra uma falsa, esta será mais pesada que a original. No caso de diamantes, o falso pode pesar até mesmo 50% mais que a mesma lapidação e tamanho de um original.

Preço

Pedras falsas são um ótimo jeito para pessoas comprarem belas pedras de qualidade por quase metade do preço de uma pedra preciosa real. Embora há algum tempo usar imitações em suas joias fosse considerado tabu, hoje a ideia tem sido bastante aceita como uma forma de se manter atualizada com as últimas modas da joalheria sem gastar as economias de sua vida. É uma boa ideia inspecionar suas pedras antes de comprar, pois alguns vendedores de joias vendem pedras falsas pelo preço de uma pedra preciosa real, as passando como verdadeiras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível