Mais
×

Diferenças entre valor contábil e valor de mercado

Atualizado em 23 março, 2017

Ações são partes de propriedade de uma empresa de capital aberto. Investidores usam o valor contábil e valor de mercado para avaliar as ações para investimento. A compreensão dos diferentes valores é importante na seleção de ações.

Investidores usam o valor contábil e valor de mercado para avaliar as ações para investimento (Adam Gault/Digital Vision/Getty Images)

Valor de mercado

O valor de mercado é o preço corrente da ação conforme relatado pelas bolsas de valores. Ele é o preço pelo qual um número igual de compradores e vendedores estão dispostos a vender e comprar o estoque de ações.

Valor contábil

O valor patrimonial por ação é um valor contábil baseado no patrimônio líquido de uma empresa. Se todos os ativos da empresa forem vendidos e todas as dívidas e contas forem pagas, o valor remanescente para cada ação seria o valor contábil.

Potencial

Investidores de valores olham para as ações cujo valor de mercado está perto ou abaixo do valor contábil. Altos estoques de ações muitas vezes possuem valores de mercado maiores do que o valor contábil.

Significância

O estoque de ações em alguns setores, como o bancário e ferroviário, terão alto valor contábil em relação ao valor de mercado. Estas organizações necessitam de uma grande quantidade de ativos para gerar receitas e lucros. Outras instituições não precisam de tantos ativos; assim, elas terão um valor contábil relativamente baixo em comparação com o valor de mercado.

Advertência

Um baixo valor de mercado com relação ao valor contábil não indica sempre um alto estoque de ações. Se o valor contábil estiver caindo ou a empresa está à beira da falência, o baixo valor de mercado pode estar indicando uma empresa em problemas financeiros.

Outras definições

O valor de mercado por ação multiplicado pelas ações em circulação é chamado de capitalização de mercado. O valor contábil por ação multiplicado pelo número de ações é chamado de patrimônio líquido.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article