on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diferentes tipos de púlpitos de igrejas

Atualizado em 17 março, 2017

Parte da beleza das construções de uma igreja vem da decoração geral e do design interior. De elementos rústicos a ornamentações, funcionalidade a contemporaneidade, cada igreja tem seu próprio estilo. O púlpito da igreja complementa o resto dos móveis e marca um ponto focal em cada solenidade. Como um pódio ou atril, ele segura livros e papéis, mas é mais ornamentado e grande, adicionando um elemento decorativo além de mera funcionalidade. Muitos púlpitos de igreja oferecem diferentes opções para as congregações.

Os púlpitos de igreja são também decorativos (church image by .shock from Fotolia.com)

Madeira

Púlpitos feitos de madeira ornamentalmente entalhados dão mais graça às igrejas cristãs. Cruzes, símbolos cristãos e até mesmo o nome ou logo da igreja embelezam a frente dos púlpitos de madeira, que podem ser customizados pela congregação. Alguns incorporam uma combinação de madeiras para obter uma aparência única ou contrastante. Os púlpitos podem ter rodas para facilitar o movimento, podem ser pregados ao chão ou soltos, dependendo das necessidades.

Loading...

Transparente

Outras igrejas, especialmente as mais contemporâneas, escolhem vidro, acrílico e plexiglas para o púlpito, materiais que podem permitir que a congregação veja o padre mais facilmente e dão a ilusão de um altar maior. Púlpitos transparentes podem oferecer maior funcionalidade. Conforme a igreja, o fabricante pode entalhá-los com versos da Bíblia, símbolos ou nomes cristãos. Contudo, o plexiglas arranha facilmente, então, algumas congregações optam por usar uma combinação de acrílico e madeira.

Granito

Embora não seja comumente usado, algumas igrejas escolhem o granito para o púlpito. O significado por trás disso é que a bíblia é como uma rocha. Granito sugere poder e permanência e vêm em uma variedade de cores, inclusive rosa.

História

No princípio do cristianismo, quando os fiéis se encontravam em casas, os púlpitos não eram necessários. Na Idade Média, eles foram usados para segurar os sacramentos, e não para os sermões. Durante a Reforma, o foco da Igreja nos púlpitos aumentou, já que eles simbolizavam a autoridade da bíblia, da Igreja e do padre. Nos tempos modernos, os púlpitos podem carregar significados históricos e simbólicos ou podem ser escolhidos por conta de sua funcionalidade.

Custo

Em janeiro de 2011, o custo de púlpitos variava de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00, dependendo da qualidade e tipo do material. Peças de acrílico geralmente custam menos que suas contrapartes de madeira ou granito. Congregações podem buscar online ou checar em campos de móveis usados para ter alternativas menos caras.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...