Como diminuir facilmente o tamanho de arquivos PDF

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como diminuir facilmente o tamanho de arquivos PDF
Apesar de ser um formato bastante eficiente, alguns arquivos PDF são muito pesados, o que dificulta a transferência de dados (NA/Photos.com/Getty Images)

Com o passar do tempo, os arquivos de texto em formato PDF viraram uma opção rápida e eficiente para transportar documentos, relatórios e anotações com facilidade. Mas se você trabalha com esse tipo de documento, já deve saber que, em alguns casos, a quantidade de informações deixa o arquivo pesado. Arquivos PDF com muitas páginas, imagens e gráficos podem ficar maiores do que você esperava, dificultando o transporte de dados. Nesses casos você pode ter problemas para enviar e receber os arquivos. Para sanar esse problema, siga nossas dicas exclusivas e aprenda a diminuir o tamanho desses arquivos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

    Adobe Acrobat Professional

  1. 1

    Usando o Adobe Acrobat Professional, abra o arquivo PDF cujo tamanho você queira diminuir.

  2. 2

    Clique na aba "Documentos" e, em seguida, selecione a opção "Reduzir o tamanho de arquivo".

  3. 3

    Na janela que se abrirá em seguida, você pode escolher as propriedades do novo arquivo. Cada opção representa uma versão diferente do programa. Quanto mais antiga a versão, maior será a redução do arquivo.

  4. 4

    Clique em "OK", selecione o destino onde você quer salvar o novo arquivo.

  5. 5

    Aguarde o programa realizar a tarefa de redução e pronto. Seu arquivo PDF estará consideravelmente menor e agora poderá ser transferido facilmente via internet.

    Programas na internet

  1. 1

    Caso não possua o programa Adobe Acrobat Professional, você pode optar por algumas opções livres na internet. É uma alternativa rápida, barata e eficiente.

  2. 2

    Entre os mais populares está o programa Free PDF Compressor. Com uma navegação simples e intuitiva, o programa comprime arquivos de textos e imagens no formato PDF, deixando os arquivos consideravelmente menores. Depois de comprimidos, os novos arquivos podem ser visualizados pelo Adobe Acrobat Reader em qualquer versão.

  3. 3

    Outro programa confiável para reduzir facilmente o tamanho de seu arquivo PDF é o PDF Shrink. O programa já vem configurado com as opções mais comuns de qualidade e visualização dos arquivos. Não há segredo. Os tamanhos podem ser reduzidos em até 100 vezes. O programa é pago, mas é possível baixar na internet verões gratuitas.

  4. 4

    Grátis e disponível em português, o programa PDF-XChange Viewer. Versátil em praticamente todas as funções, o programa é parecido com o Acrobat Reader, mas traz alguns avanços como a possibilidade de incluir notas e comentários ao lado do texto. Por ser leve, o programa é uma boa alternativa para diminuir o tamanho de seu arquivo PDF de forma muito rápida.

Dicas & Advertências

  • Depois de realizada a tarefa de redução, vale a pena abrir o novo arquivo e verificar a resolução do texto e das imagens. A diminuição pode eventualmente alterar a qualidade, principalmente de fotos coloridas.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível