×
Loading ...

Como fazer um divertido balanço de pneu

Nada lembra mais a infância que o bom e velho balanço de pneu pendurado em uma árvore. Esta versão do clássico que nunca envelhece utiliza um pneu apoiado horizontalmente por três pontos de fixação e um ponto de articulação que permite que ele se mova em múltiplas direções. Tire um tempinho para montá-lo e garanta anos de diversão para as crianças, e para você também!

Quem não ama um balanço de pneu? (Getty Images)

O que você precisará

  • Primer e tinta látex para exteriores
  • Pincel de pintura
  • Furafeira portátil
  • Broca de 3/8"
  • Giz
  • Olhal com rosca de 3/8", 3
  • Arruela de 3/8", 6
  • Arruela de mola, 3
  • Porca, 3
  • Chave inglesa
  • Mosquetão emenda corrente de 3/8", 6
  • Corrente de elos de aço soldados de 1,20 m de comprimento, 3
  • Destorcedor (suporte giratório)
  • 3 a 6 m de corrente de elos de aço soldados
  • Pedaço de tapete (opcional)
  • Escada portátil de 3 m

Nota: Todas as ferragens devem ter capacidade de suportar pelo menos 220 kg. As correntes devem ter elos de pelo menos 3/8" de diâmetro.

Loading...
Reúna o material necessário (Debbie Williams)

Lave o pneu

Não é difícil conseguir um pneu velho de graça ou pagando pouco. Visite a oficina mecânica ou borracharia mais próxima e pergunte se eles têm um pneu velho para lhe dar. Leve em conta o peso e o tamanho do pneu antes de escolher um. É melhor evitar pneus com cinto de aço. No caminho para casa, passe no lava a jato e dê uma boa esfregada no pneu com uma mangueira a jato.

Uma lavagem a jato deixa o pneu livre de quaisquer detritos (Debbie Williams)

Aplique o primer e pinte o pneu

Um pneu velho pode se deteriorar e perder pequenos pedaços de borracha, que podem manchar suas roupas. Por isso, apesar de não ser completamente necessário, uma camada de primer e uma demão de tinta oferecerão uma superfície limpa e protegerão o pneu do desgaste causado pela exposição ao tempo. Um bom primer e esmalte látex para exteriores produzirão uma ótima superfície brilhante, apesar de tinta em spray servir tão bem quanto. Deixe o pneu secar completamente depois de lavá-lo e então aplique uma demão de primer. Quando estiver seco, aplique uma demão de tinta.

Aplique o primer e pinte ambos os lados do pneu (Debbie Williams)

Faça furos para escoamento de água

Escolha o lado com melhor aparência do pneu e dê a volta nele de forma que esse lado fique para baixo. No lado menos bonito do pneu, faça furos de 3/8" a cada 15 centímetros ao longo da faixa lateral para permitir que a água da chuva escoe por eles e não se acumule, impedindo que mosquitos se reproduzam nela.

Fazer furos de drenagem evitará que mosquitos se reproduzam no pneu (Debbie Williams)

Defina onde e faça os buracos onde irão os olhais

Meça a circunferência externa do pneu e divida o resultado por três. Você usará essa medida para espaçar os buracos dos olhais uniformemente ao longo da faixa lateral. Ponho o pneu de pé e use um giz para desenhar linhas ao longo da banda de rolagem e da faixa lateral em três pontos, de acordo com a medida que você calculou. No meio da faixa lateral, em cada uma das linhas, faça buracos de 3/8".

Use giz para marcar os pontos de fixação (Debbie Williams)

Insira os olhais

Enrosque a porca no olhal até o topo. Passe uma arruela por ele e empurre o parafuso através de um dos buracos feitos na faixa lateral. Ponha outra arruela pelo lado de dentro seguida de uma arruela de mola e de uma porca. Use uma chave inglesa para apertar as porcas o máximo possível. Repita o procedimento no dois outros buracos.

Insira a segunda arruela pelo lado de dentro (Debbie Williams)

Conecte as correntes

Fixe cada corrente de 1,20 m a um olhal usando um mosquetão.

Abra o mosquetão emenda corrente completamente para passá-lo pelo olhal (Debbie Williams)

Monte a conexão de articulação

Conecte as pontas das três correntes de 1,20 m usando um mosquetão de emenda e também o suporte giratório (também conhecido como destorcedor). Fixe outro mosquetão ao outro lado do suporte giratório e à corrente mais longa.

Tenha certeza de que todas as ligações estão bem fixadas (Debbie Williams)

Pendure o balanço

O ideal é que o balanço seja pendurado a 3 m do chão e a outros 3 m de distância do tronco da árvore num galho de pelo menos 15 cm de diâmetro. A base do pneu deve ficar a pelo menos 30 cm do chão, dependendo do tamanho da criança que usará o brinquedo. Ele deve ser alto o suficiente para que os pés da criança não batam no chão. A área ao redor do balanço deve estar livre de obstáculos. Afinal, quanto mais alto o balanço estiver pendurado, maior será o arco de alcance dele.

Use uma escada portátil para alcançar o galho escolhido. Dê uma volta com a corrente ao redor do galho e prenda-a com um mosquetão para que o balanço fique na altura desejada. Se quiser que o balanço permaneça no local por bastante tempo, proteja o galho com um pedaço de tapete no lugar onde você fixará a corrente para evitar danificar a árvore.

Nota: O balanço também pode ser instalado sob um deque, um playground ou uma barra entre duas árvores menores.

Encontre uma árvore forte onde instalar o balanço (Debbie Williams)

Teste o balanço

Por questões de segurança, experimente o balanço, mas lembre-se de que você o montou para as crianças! Agora, passe um tempo divertindo-se com elas no novo brinquedo da família para garantir aos pequenos lembranças que durarão por muitos anos.

Crianças de todas as idades vão se divertir com o balanço da família (Debbie Williams)
Loading...
Loading ...
Loading ...