Mais
×

Como fazer um dragão chinês

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Segundo o site Beijing Service, o dragão chinês, é um símbolo mitológico que "remonta a 3000 BCE e representa a felicidade, a imortalidade, a procriação, a fertilidade e energia". O site explica ainda que alguns chineses acreditam que os dragões podem afastar os maus espíritos, lutar para destruir obstáculos e ajudá-los a alcançar o sucesso. Também conhecido como o governante da primavera, o dragão chinês é um ponto central do festival de primavera chinês, e grandes dragões artesanais enfeitam as ruas. Você pode fazer o seu próprio dragão chinês de papel para o Festival da Primavera ou apenas para se divertir.

Instruções

Na cultura chinesa, o dragão é um símbolo positivo de força e poder (dragon image by BorisNoWorries from Fotolia.com)
  1. Corte um quadrado de papel de cartão vermelho de 8 por 8 cm. Desenhe uma forma de pera de cabeça para baixo no quadrado, o maior quanto possível. Recorte. Esta será a cabeça de seu dragão.

  2. Corte um retângulo de papel de cartão verde, que tenha 8 por 3 cm.

  3. Usando todo o retângulo, corte tiras de 8 cm de comprimento, cada uma com 1 cm de largura.

  4. Cole cada tira na parte de trás do queixo do dragão. Esta é a barba do dragão.

  5. Corte duas formas ovais brancas, do tamanho de globos oculares, no papel cartão e cole no rosto do dragão. Estes serão os olhos do dragão. Cole uma lantejoula em cada oval branco. Estas serão as pupilas do dragão.

  6. Desenhe a forma de uma casca de amendoim em um pedaço de papel cartão verde. Recorte. Gire-o na horizontal e cole-lo na cara do dragão. Este será o seu nariz. Cole uma lantejoula nos lados direito e esquerdo do nariz. Estas são as narinas do dragão.

  7. Desenhe de 4 a 6 grandes chamas em vermelho, amarelo e verde no papel cartão. Cada chama deve ter 5 cm de altura e 2,5 cm de largura. Cole-as em torno do rosto do dragão.

  8. Corte de 4 a 5 pequenos triângulos no papel cartão branco. Cole-os um ao lado do outro em uma linha, sob o nariz do dragão, com o vértice superior do triângulo apontando para baixo. Estes são os dentes do dragão.

  9. Corte uma tira de papel vermelho e de papel amarelo, que tenham ambas 75 cm de comprimento e três centímetros de largura. Posicione-os de modo que formem um ângulo reto. Cole-os na intersecção do ângulo.

  10. Dobre a tira inferior sobre tira superior e faça um vinco firme. Dobre a anteriormente tira superior sobre a inferior (que agora está no topo). Repita este procedimento até que não haja mais de papel para dobrar. Você criou uma dobra "sanfona". Cole as pontas de modo firme. Este é o corpo do dragão.

  11. Pingue um pouco de cola na parte de trás da cabeça do dragão e a anexe ao corpo. Deixe secar.

  12. Corte dez tiras de papel de cartão vermelho e amarelo, que tenham cerca de 25 cm de comprimento por 0,5 cm de largura. Enrole cada tira em torno de um lápis e cola cada uma das pontas ao corpo do dragão.

O que você precisa

  • Papel cartão (vermelho, verde, amarelo e laranja)
  • Régua
  • Tesoura
  • Lápis
  • Cola
  • Lantejoulas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article