Mais
×

Como usar um dressador de rebolo de esmeril

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando se coloca um rebolo novo em um moto esmeril ou quando o velho está bem gasto, ele costumar vibrar e fica com a superfície desigual. Para acertar as partes desiguais do rebolo é preciso usar um dressador. Essa peça é composta por materiais mais rígidos que o rebolo. Portanto, quando você a passa no disco, este se desgasta. Desse modo, é possível igualar e dar uma nova superfície ao rebolo de esmeril.

Instruções

Os rebolos de esmeril dressados esmerilam as ferramentas com menos vibração (grinding lathe image by Anna Chelnokova from Fotolia.com)
  1. Torça o mandril do suporte para dressador no sentido anti-horário para abrir a boca dele, coloque o dressador de rebolo na boca do mandril e torça-o novamente, mas no sentido horário para fechá-lo.

  2. Ligue o moto esmeril e deixe o rebolo alcançar a velocidade ideal para trabalhar.

  3. Posicione o suporte do dressador na guia inferior do moto esmeril e alinhe a ponta do dressador com o lado esquerdo do rebolo.

  4. Pressione a ponta do dressador firmemente contra rebolo. Mova-o num ritmo constante em direção ao lado direito do rebolo. Depois, mova-o para o lado esquerdo, mantendo pressão constante. Desligue o moto esmeril e deixe o rebolo parar de girar.

  5. Posicione a lamina do esquadro ajustável contra a extremidade frontal do rebolo. Repita a dressagem até que o esquadro fique totalmente rente à superfície do rebolo.

Aviso

  • Use óculos de proteção para evitar que você fira os olhos quando estiver acertando os lados do rebolo.

O que você precisa

  • Suporte para dressador
  • Dressador de rebolo de esmeril
  • Esquadro ajustável
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article