Mais
×

Efeitos da água no piso laminado

Atualizado em 17 abril, 2017

O piso laminado é um tipo de piso durável, como por exemplo o Pergo, que normalmente imita a aparência de madeira, está comprovado como sendo 15 vezes mais forte que ela e ainda é resistente a danos causados por raios UV e manchas. No entanto, a água é a razão mais comum de danos ao piso. Portanto, colocá-lo corretamente, garantindo que ele ocupará áreas com baixa umidade e manter o piso de acordo com as instruções do fabricante deve ajudar a minimizar quaisquer problemas a este respeito.

Sempre use produtos não abrasivos (Stefanie White/Photodisc/Getty Images)

Umidade abaixo do piso

Se a base abaixo do laminado não for verificada antes da instalação, podem ocorrer danos a ele. Um laminado é normalmente colocado como uma instalação flutuante. Isto significa que colas não são usadas e as pranchas do piso estão bloqueadas no lugar sobre a base. Se o nível de umidade não for verificado anteriormente, abaulamento ou deformações podem ocorrer. Usar um medidor de umidade antes de instalar um piso pode ajudar a determinar se existem vazamentos, bem como ajudá-lo a encontrar sua fonte.

Umidade

Altos níveis de umidade também podem fazer um piso se deformar e entortar. Neste exemplo, a utilização de um desumidificador pode ajudar a eliminar o problema.

Graus de laminados

Para garantir que o piso possa resistir melhor aos efeitos da umidade, certifique-se que você comprará um piso que tenha uma classificação de AC2 ou AC3 para usar em instalações residenciais.

Usando um esfregão

Se você precisar usar um esfregão no chão, não o molhe. Utilize apenas uma pequena quantidade para limpar o excesso de água. Caso contrário, a água pode fazer com que as tábuas se expandam e subsequentemente empenem.

Almofadas de limpeza

Em vez de um esfregão, usar as almofadas feitas para serem usadas especialmente em pisos laminados, já que elas são concebidas para pegar poeira e sujeira sem a utilização de água.

Limpadores laminados

Produtos de limpeza especiais concebidos para o revestimento laminado devem ser usados apenas para evitar os danos que podem resultar da utilização de água. Use produtos à base de citrinos em vez de soluções baseadas em sabão para limpar o piso. Além disso, certifique-se o produto é não abrasivo.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article