Efeitos colaterais de tratamentos para calvície

Escrito por jessica anne elizabeth | Traduzido por debora joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais de tratamentos para calvície
Há muitos tratamentos para calvície que param a queda e restauram ou estimulam o crescimento do cabelo (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)

Há muitos tratamentos para calvície que param a queda e restauram ou estimulam o crescimento do cabelo. Parte deles está disponível apenas com receita médica, enquanto alguns podem ser comprados sem ela. Outros tratamentos incluem procedimentos cirúrgicos. Produtos para a perda de cabelo e cirurgias de restauração capilar podem melhorar a aparência física de uma pessoa após a calvície. Já que esses produtos contêm fármacos, no entanto, podem aparecer efeitos colaterais; a cirurgia de restauração capilar, por sua vez, é um procedimento médico com potenciais efeitos adversos.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos colaterais gerais

Os tratamentos para calvície são usados para retardar ou parar a perda de cabelo, independentemente da causa. Eles contêm determinados ingredientes, geralmente o minoxidil ou a finasterida. Os efeitos colaterais do uso de minoxidil incluem queda da pressão arterial, o que pode provocar tonturas e desmaios. Dores de cabeça e mudanças nos batimentos cardíacos também podem aparecer com o uso de minoxidil. Tal como acontece com quaisquer medicamentos, podem ocorrer reações alérgicas. A cirurgia de restauração capilar envolve a remoção de cabelos da parte de trás da cabeça e o transplante para as áreas de calvície. Essa cirurgia é, no entanto, um procedimento médico. Anestesias, cortes e outras técnicas cirúrgicas estão envolvidos, os quais apresentam efeitos adversos. Um efeito colateral da cirurgia de restauração capilar é a possibilidade de perda de cabelo por choque. Isso ocorre quando o cabelo que foi transplantado começa a cair.

Efeitos colaterais em homens

Nos homens, a finasterida pode causar diminuição do desejo sexual, sensibilidade nas mamas masculinas e/ou alargamento delas e dor nos testículos. Esses efeitos são geralmente temporários e diminuem completamente se o tratamento for interrompido.

Efeitos colaterais em mulheres

As mulheres não podem tomar finasterida se ainda estiverem em idade fértil. Na verdade, a droga não está aprovada para uso por mulheres.

Prevenção/Solução

A probabilidade de efeitos colaterais ocorrerem quando se usa medicamentos para calvície pode ser diminuída pelos usuários se eles tomarem a medicação exatamente como indicada pelo médico e na dosagem correta. Os efeitos colaterais da cirurgia de restauração capilar podem ser diminuídos pelo paciente se ele seguir todas as instruções pré-operatórias sobre parar determinados hábitos. Alguns desses hábitos incluem fumar ou beber; o paciente deve diminuir ou interromper qualquer medicação que ele use que seja potencial para sangramento mais grave e atraso na cicatrização.

Considerações

A diminuição da função sexual, que é um efeito colateral da finasterida, pode ocorrer logo após o início de seu uso ou após o uso da medicação por um longo período de tempo. Além disso, a finasterida provoca uma diminuição plasmática do antígeno específico da próstata (PSA). Os médicos usam os níveis de PSA para detectarem câncer de próstata. Portanto, os homens que estiverem em uso de finasterida devem informar seus médicos. Ao fazerem isso, eles garantem que seus médicos levarão o fato em consideração ao interpretarem os níveis de PSA. As mulheres em uso de minoxidil durante a amamentação devem estar cientes de que o fármaco pode ser transmitido pelo leite materno e de que o bebê também pode ter crescimento de cabelo (os pelos podem se tornar mais espessos ao longo de todo o corpo do bebê).

Advertências

A finasterida contém um fármaco ativo que faz com que as mulheres sejam especialmente sensíveis a seus efeitos colaterais. As mulheres que estão grávidas ou que podem engravidar não deveriam sequer tocar uma medicação contendo esse fármaco, pois ele pode provocar malformações fetais. Além disso, como mencionado anteriormente, queda na pressão arterial e alterações nos batimentos cardíacos podem ocorrer. Ambos podem ser potencialmente fatais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível