Elementos de um plano de gerenciamento de sala de aula

Escrito por annabelle brown | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Elementos de um plano de gerenciamento de sala de aula
Gestão de sala de aula é essencial para o sucesso acadêmico dos seus alunos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Gestão de sala de aula é essencial para o sucesso acadêmico dos seus alunos. Salas de aula sem um plano de gestão irão apresentar frequentes interrupções, devido ao mau comportamento dos alunos e a falta de uma rotina; o que faz com que seja mais difícil para os alunos se concentrar na aprendizagem. Um bom plano de gestão de sala de aula, por sua vez, vai ajudar os alunos a saber o que esperar do dia a dia, reduzir o mau comportamento e tornar a tarefa de aprendizado mais fácil para todos.

Outras pessoas estão lendo

Regras

Regras são importantes para uma gestão de sala de aula eficaz. Evite sobrecarregar os alunos com uma longa lista de regras; mas escolha algumas, simples e concisas, que irão manter sua sala de aula em funcionamento. Sempre tenha uma justificativa para as regras e explique sua linha de raciocínio para seus alunos, para que eles entendam por que as regras são necessárias para uma sala de aula ordenada. Sempre que possível, incentive-os a participarem no processo de elaboração de regras, pois os alunos vão segui-las mais prontamente quando eles ajudarem a criá-las. Quando todos já concordaram com as normas estabelecidas, poste uma cópia permanente em sala de aula e digite uma cópia para dar aos alunos. Também é uma boa ideia enviar uma cópia para casa dos pais. Mesmo que sua classe tenha definido as regras com você, certifique-se de empenhar algum tempo revendo-as no início do ano letivo. Premie os alunos com comportamento exemplar e consulte as normas estabelecidas, sempre que necessário.

Consequências

Além de regras de sala de aula, você também deve determinar as consequências para aqueles que violam as regras. Certifique-se de que o castigo se ajusta ao crime. Políticas educacionais da escola e do município podem oferecer orientações ao determinar consequências; tais como a suspensão, o envio de estudantes à diretoria ou entrar em contato com os pais. Depois de ter determinado as consequências, discuta-as com seus alunos. Certifique-se de que você tem uma justificativa para cada consequência. Seja firme, mas permanecem positivo durante a sua discussão. Quando um aluno se comporta mal, sempre aplique as consequências que você estabeleceu.

Procedimentos

Procedimentos ajudam a criar uma rotina para cada dia de escola e determinam como sua sala de aula é gerenciada. Procedimentos determinam como você e seus alunos irão responder a determinadas situações, como recreio, hora do almoço, ou quando os alunos estão atrasados. Por exemplo, você pode configurar uma rotina para a forma como os alunos entregam trabalhos a você. Você pode pedir aos alunos que entreguem os trabalhos de casa no início da aula, ou você pode designar uma cesta em sua mesa para entrega dos deveres. Você também pode estabelecer o modo como os alunos mais jovens devem fazer fila para sair da sala de aula, ou o modo como alunos mais velhos completam trabalhos em grupo. Isto irá ajudar a sua sala de aula a funcionar eficientemente todos os dias, e dará aos alunos um senso de autonomia, pois eles aprendem a realizar tarefas com confiança. Também fazem com que os alunos sintam um certo conforto, porque proporciona um senso de familiaridade, de modo que os alunos sabem o que esperar de cada dia. Por isto, é importante evitar alterar a sua rotina diária, na medida do possível.

Layout sala de aula

Quando você montar o seu plano de gestão de sala de aula, não se esqueça de considerar o layout físico da sala de aula, que pode ter um impacto definitivo sobre o desempenho escolar e mau comportamento dos alunos. A "Scholastic" sugere organizar as mesas dos alunos, para que você possa ver e fazer contato visual com cada um. Considere também como sala de aula vai fluir, e preveja áreas problemáticas, onde o mau comportamento e as interrupções podem ocorrer, como perto do apontador de lápis, lata de lixo ou fonte de água. Proporcione espaços tranquilos, para onde os alunos podem ser retirados da sala de aula quando necessário. Você também pode criar espaços para que os alunos trabalhem em grupos ou trabalhem confortavelmente em almofadas ou pufes. Pense em como você vai monitorar essa área e se o uso deste espaço vai exigir regras especiais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível