×
Loading ...

Como fazer um eletrodo

Um eletrodo é a parte de um circuito elétrico que faz contato elétrico com alguma parte não-metálica do circuito. As partes não-metálicas incluem os eletrólitos, os semicondutores ou um vácuo. Há uma variedade de eletrodos específicos, dependendo do tipo particular de eletrodo que alimenta o circuito. Os eletrodos podem também ter um nome mais específico, de acordo com a sua função.

Instruções

Saiba como construir um eletrodo de maneira fácil (Electronic components. Close up. Isolated on a white background. image by Andrey Khritin from Fotolia.com)
  1. Faça eletrodos para uma célula eletrolítica. Uma célula eletroquímica é constituída por uma bateria, com um fio ligado a cada um dos terminais. As extremidades livres do fio são colocadas em uma solução eletrolítica. Os eletrodos são as partes dos fios que estão na solução.

    Loading...
  2. Identifique o ânodo e o cátodo de uma pilha eletrolítica. O eletrodo ligado ao terminal negativo da bateria é chamado ânodo e o ligado ao terminal positivo da bateria é o cátodo.

  3. Construa um eletrodo mais eficiente envolvendo-o em torno de um cilindro de pequeno porte, como uma caneta. Isso permitirá que um eletrodo tenha o comprimento mais curto, mantendo a mesma superfície de contato. A superfície de contato é uma medida da eficiência de um eletrodo.

  4. Faça eletrodos como parte de uma célula eletroquímica primária, como uma bateria não recarregável. Triture uma mistura de dióxido de manganês, hidróxido de potássio e grafite até virar um pó fino e então pressione-o para formar pequenos tabletes. Esses tabletes irão formar o cátodo de uma pilha alcalina. Use um gel que consista principalmente em zinco em pó, para o ânodo da bateria. Separe o cátodo e o ânodo com uma camada de papel e coloque-os em um recipiente de metal. Sele o recipiente para fazer a bateria.

  5. Inclua eletrodos como parte de uma célula secundária, como uma bateria recarregável. A confecção de eletrodos de células secundárias é semelhante a dos eletrodos de células primárias. No entanto, a reação eletroquímica é reversível em uma célula secundária. Assim, o eletrodo que será o ânodo enquanto a bateria estiver carregando se tornará o cátodo enquanto a bateria estiver descarregando. Da mesma forma, o eletrodo que será o cátodo enquanto a bateria estiver carregando se tornará o ânodo enquanto a bateria estiver descarregando. Por exemplo, em uma bateria de níquel-cádmio, o cátodo contém cádmio e o ânodo, níquel. A bateria produz uma corrente elétrica quando o cádmio flui para o ânodo e o níquel, para o cátodo. Aplicar uma corrente elétrica faz com que o níquel e cádmio voltem para seus eletrodos originais, recarregando assim a bateria.

Loading...

O que você precisa

  • Bateria de 9V
  • Fio elétrico
  • Solução eletrolítica
  • Caneta
  • Dióxido de manganês
  • Hidróxido de potássio
  • Grafite
  • Recipiente de metal

Referências

Loading ...
Loading ...