Mais
×

Como fazer emulsões de cera de carnaúba

Atualizado em 17 abril, 2017

A Carnaúba é uma cera vegetal natural que é feita da palmeira cerifera brasileira. Muitos madeireiros usam cera de carnaúba para proteger móveis, pois é muito durável, não oleosa e proporciona um brilho superior. Utilizar a cera de carnaúba sozinha é muito difícil, porque é extremamente dura. A fim de tornar a cera de carnaúba mais fácil de usar, deve-se, primeiro, misturá-la com outras ceras macias para se criar uma emulsão.

Instruções

A cera de carnaúba vem da palmeira cerifera brasileira (palm tree with blue sky image by Vanessa Pike-Russell from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Coloque 100 g de cera de abelha em uma panela de tamanho médio e aqueça em fogo baixo até que a cera esteja completamente derretida.

  2. Despeje, lentamente, 100 g de flocos de cera de carnaúba na panela com a cera de abelha derretida. Mexa a cera, com uma colher de metal, até que esteja misturada.

  3. Lentamente, adicione 200 ml de óleo de laranja na emulsão de cera. Use a colher de metal para misturar, delicadamente, todos os ingredientes até que estejam bem misturados.

  4. Remova a panela do fogo e deixar a cera esfriar durante cerca de 10 minutos. Despeje o líquido quente dentro de um molde, tal como um recipiente de plástico, estanho ou metal, e deixe esfriar durante a noite anterior a utilização.

Dicas

  • Os ingredientes podem ser comprados de um fornecedor de materiais para cosméticos, em uma loja local de produtos naturais ou on-line.

O que você precisa

  • 100 g de cera de abelha
  • 100 g de flocos de cera de carnaúba
  • 200 ml de óleo de laranja prensado a frio
  • Molde
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article