Mais
×

Como encadernanr um livro em couro

Atualizado em 17 abril, 2017

O couro é um dos materiais mais antigos usados em encadernação de livros. As bibliotecas estão cheias de grandes volumes antigos com páginas amareladas e margens desgastadas. Aprender a encadernar um livro em couro não é tão complicado quanto parece. O orgulho da destreza que se tem ao fazer um livro artesanalmente vale o esforço. Livros encadernados em couro são, muitas vezes, usados como diários ou dados como presente, e podem ser usados para qualquer tipo documento.

Instruções

Livros encadernados em couro podem durar uma vida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Ponha o livro sobre a peça de couro e envolva-o firmemente com a mesma. O couro deve ser em uma só peça e grande o suficiente para envolver as capas frontal e traseira e o dorso do livro. As margens superior e inferior, assim como as laterais, devem medir quatro vezes a espessura da placa para encadernação (a que será realmente a capa do livro). Por exemplo, se a placa da capa tiver 0,5 cm de espessura, deixe uma sobra de 2 cm em cada margem do couro.

  2. Marque o contorno das duas capas e do dorso do livro no couro com uma caneta. Use a régua para medir quatro vezes a espessura da placa da capa em cada um dos lados.

  3. Corte o formato da capa do livro no couro usando o estilete.

  4. Passe cola na peça da lombada, que é feita do mesmo material das capas e será a parte que sustentará o dorso. Ponha a lombada no centro da peça de couro, entre o espaço da capa frontal e da contracapa.

  5. Cubra a lombada com uma folha e pressione-a sobre o couro com uma espátula.

  6. Aplique cola sobre a capa frontal de couro, toda a superfície onde a capa se encaixará.

  7. Ponha a capa frontal do livro sobre a capa frontal de couro. Coloque uma folha sobre a capa e esfregue a espátula por cima para distribuir e fixar a cola.

  8. Aplique cola à contracapa de couro, espalhando-a por toda superfície onde a capa se fixará.

  9. Ponha a contracapa do livro sobre a contracapa de couro. Coloque uma folha sobre a capa e esfregue a espátula por cima para distribuir e fixar a cola.

  10. Corte as pontas do couro em ângulos de 45º.

  11. Aplique cola as margens superiores do couro e dobre-as sobre a placa da capa.

  12. Ponha peso sobre a capa de couro para fixá-la às placas até a cola secar.

O que você precisa

  • Manuscrito
  • Estilete
  • Régua
  • Placa de encadernação ou papel paraná
  • Pedaço de couro (de tamanho adequado para encadernação, se possível)
  • Cola PVA
  • Espátula
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article