Mais
×

Como encadernar um livro usando uma espiral de plástico

Atualizado em 20 julho, 2017

As espirais para encadernamento têm formato de mola, são feitas de plástico PVC e podem ser usadas em livros de espessuras que variem de algumas poucas a algumas centenas de páginas. Seu diâmetro varia entre 6 mm (para até 30 folhas) e 50 mm (até 440 páginas). Elas estão disponíveis em comprimentos de 22 a 91 cm, e espaçamentos variados; são duráveis​​, sendo, assim, a melhor escolha para livros que serão enviados por correio ou manipulados com frequência. Um livro encadernado pode ser aberto com liberdade e ser dobrado ao avesso facilmente. As espirais podem ser encontradas em uma grande variedade de cores, e podem ser inseridas manualmente, mas é mais eficiente e rápido usar uma máquina de encadernação. Existe uma grande variedade de máquinas e recursos disponíveis, desde as manuais até as totalmente automatizadas.

Instruções

Espirais permitem que os livros sejam totalmente abertos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Passos

  1. Verifique se o espaçamento das suas espirais corresponde ao da sua máquina de encadernação. Cada máquina é feita para apenas um espaçamento, ou seja: se tiver uma máquina que trabalha com um furo a cada 1 cm, as espirais que você usar também devem ser de 1 cm.

  2. Decida que tamanho de espiral funciona melhor para o livro que será encadernado. Algumas máquinas têm um seletor de espiral, um medidor no qual a pilha de páginas pode ser colocada para indicar o tamanho correto. Alternativamente, você pode medir a pilha de páginas com uma régua e escolher uma espiral que seja cerca de 2 mm maior do que a sua medida, para permitir que as folhas sejam viradas livremente.

  3. Faça os furos no seu papel. Muitas das máquinas já vêm com perfuradores manuais embutidos. Acerte a guia de ajuste no tamanho do papel que você está usando. Algumas máquinas também permitem que você escolha uma configuração de profundidade de margem. Alinhe as folhas que serão perfuradas, e insira-as no perfurador, com as bordas encostando na guia de ajuste e na parte de trás do perfurador. Com o papel na posição, aperte a alça para baixo para fazer os furos. Repita até que todas as páginas tenham sido perfurados.

  4. Alinhe todas as folhas perfuradas, incluindo a capa e a contracapa, se as tiver incluído, e, em seguida, alinhe os furos.

  5. Pegue a espiral e passe-a manualmente através dos primeiros dois ou três furos na extremidade direita. Coloque a ponta perfurada da pilha contra os rolos de borracha na parte da frente da máquina e pressione o pedal para ativar os rolos, que girarão a espiral pelo resto dos buracos. Pise suavemente para que a espiral não gire muito rápido e acabe saindo do outro lado.

  6. Entorte as extremidades da espiral usando o alicate. Segure-o de forma que o ponto vermelho fique virado para o livro. Entorte a espiral e corte quaisquer excessos. Isso impede que ela gire para fora dos furos.

Dicas

  • Teste o perfurador em uma única folha de papel para ter certeza de que você obterá o resultado desejado. Se acabar com um meio buraco em uma das extremidades, desencaixe um dos pinos (se a sua máquina oferecer essa possibilidade) para livrar-se do buraco extra.

Aviso

  • Os perfuradores das máquinas de encadernação têm capacidades diferentes quanto ao número de folhas; insira menos folhas do que o máximo permitido para evitar emperramentos.

O que você precisa

  • Espirais para encadernação
  • Papel
  • Máquina de encadernação
  • Alicate para espiral
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article