×
Loading ...

Como encontrar uma matriz inversa em uma calculadora gráfica

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma matriz inversa é, obviamente, o inverso de uma matriz. O resultado da multiplicação de uma matriz por sua inversa equivale a 1, o que é chamado de matriz identidade. Para que uma matriz tenha uma inversa, ela deve ser quadrada, ou seja, deve possuir o mesmo número de linhas e colunas. Encontrar a inversa de uma matriz calculando à mão é algo simples, mas é ainda mais fácil se uma calculadora gráfica como a TI-83 for utilizada.

Instruções

O uso de uma calculadora gráfica TI-83 facilita o cálculo da inversa de uma matriz (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Pressione o botão "MATRX" na página inicial da calculadora gráfica.

    Loading...
  2. Digite uma matriz na calculadora, caso já não tenha digitado uma. Para introduzir uma matriz, pressione a seta que aponta para a direita duas vezes quando o cursor destacar a letra "A". Isso moverá o cursor superior para a opção "Edit" (Editar). Pressione "Enter" para selecionar essa opção.

  3. Digite os números desejados para a matriz na calculadora. Pressione "Enter" para mover o cursor sobre uma coluna. Aperte um botão que tem um símbolo de um traço entre parênteses "[( - )]" para mover o cursor uma linha para baixo. Repita os passos até que a criação da matriz seja concluída.

  4. Pressione a tecla "2nd" e depois "Mode" (Modo) para voltar à tela inicial. Pressione "MATRX" para acessar a tela de matriz novamente.

  5. Pressione "Enter" quando o cursor destacar a matriz "A" e, em seguida, pressione "[x ^ -1]". Sua tela deve ler "[A] ^ -1" após o comando anterior ser digitado. Pressione "Enter" novamente para exibir a matriz inversa.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora gráfica TI-83

Referências

Loading ...
Loading ...