Mais
×

Como encontrar a validade convergente

A validade é uma medida de precisão. Os estatísticos trabalham com vários tipos de validade: superficiais, internas, externas e de teste. Há, até mesmo, subcategorias de validade dentro dessas quatro categorias. A validade convergente é um tipo de validade de construto que está relacionada à validade de teste. A validade convergente é uma medida da relação entre duas medidas do mesmo construto. Um alto grau de validade convergente prova que duas medidas do mesmo construto estão relacionadas e, portanto, são conceitualizações adequadas. Os estatísticos usam um procedimento de estatística conhecido como correlação de Pearson para determinar a validade convergente. Embora isso possa ser calculado manualmente, a maioria dos estatísticos usa o SPSS (Statistical package for the social sciences -- Pacote estatístico para as ciências sociais).

Instruções

Um programa de computador tomou o lugar do cálculo manual (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Abra a exibição variável e comece definindo os nomes e as propriedades de suas variáveis. Para concluir esta tarefa, você precisará digitar o nome, o tipo, a largura, o decimal, o rótulo e o valor para cada variável.

  2. Clique na guia "data view" (visualização de dados), na parte inferior da tela e digite todos os dados.

    Introduza todos os dados nas células apropriadas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  3. Inicie a análise clicando em "analyze" (analisar) no topo da página. Selecione "correlate" (correlativo) no menu suspenso e selecione "bivariate" (bivariada) entre as opções fornecidas.

  4. Aguarde a caixa de correlações bivariadas aparecer. Clique em uma variável e mova-a para a coluna da direita; em seguida, faça o mesmo com a segunda variável.

    Trabalhe em um lugar tranquilo, onde não haja distrações (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  5. Clique no botão de opção localizado na parte inferior da caixa. Em seguida, clique em "statistics" (estatísticas) para que você possa selecionar quais estatísticas descritivas quer ver. Em seguida, clique em "continue" (continuar).

  6. Observe a caixa de correlação de Pearson que aparecerá depois que você clicar em "continue" (continuar). Essa caixa fornecerá as informações necessárias para determinar se as duas (ou mais) variáveis ​​se correlacionam.

    Você tem sua resposta (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Dicas

  • Verifique os dados de entrada. Diz o velho ditado: Tudo que sobe, desce.

O que você precisa

  • Computador
  • SPSS
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article