O que é endurecedor de tinta?

Escrito por rachel terry | Traduzido por ronaldo moretti
 O que é endurecedor de tinta?

Use endurecedor de tinta ao descartar a tinta látex

Ableimages/Photodisc/Getty Images

Na maioria dos lugares, as empresas de gestão de resíduos não aceitam tinta látex em latas de lixo, a menos que a tintura esteja completamente solidificada. A tinta látex líquida pode causar grandes problemas de limpeza, especialmente quando as latas são esmagadas em caminhões de lixo e a tinta vaza para as estradas. Para fazer sua parte para sua cidade local e para o meio ambiente, use endurecedor de tinta quando descartar a tinta. O endurecedor de tinta solidifica as sobras de tinta látex para que ela não represente problemas para a sua comunidade.

Outras pessoas estão lendo

Quando usar

Ableimages/Photodisc/Getty Images

Latas de tinta com menos de 2,5 cm de tinta sobrando no fundo não precisam de endurecedor para secar completamente. Basta deixar a lata num ambiente externo sem a tampa, e ela vai secar dentro de poucos dias. No entanto, se a lata contém mais de 2,5 cm de tinta, adicione o endurecedor de tinta para ajudá-la a secar completamente. Se você tiver várias latas de tinta com um pouco de sobra de tinta, junte-as em uma das latas e, em seguida, adicione o endurecedor de tinta.

Como usar

Ableimages/Photodisc/Getty Images

Ao adicionar o endurecedor em uma lata de tinta de látex parcialmente usada, primeiro cubra sua superfície de trabalho com jornal para evitar acidentes. O endurecedor de tinta geralmente vem em pacotes que podem ser usados para endurecer até 4 litros de tinta látex. Despeje um pacote de endurecedor em uma lata e mexa com uma vara de madeira. O endurecedor de tinta é ativado pela água, então adicione 1 xícara de água na mistura e mexa. Não mexa na lata de tinta por aproximadamente 30 minutos. A tinta terá uma consistência como mingau de aveia, mas não irá derramar para fora da lata e é estará segura para descarte.

Como funciona

Ableimages/Photodisc/Getty Images

O principal ingrediente do endurecedor de tinta é o poliacrilato de sódio, que é um produto de sal cristalizado. Os cristais de sal absorvem umidade muito rapidamente e transformam a tinta em uma substância sólida, emborrachada. Esse sólido não pode "derreter", então a tinta não retornará para sua forma líquida mesmo se ela entrar em contato com líquido no aterro. O poliacrilato de sódio necessita de água para produzir essa reação química, assim, o endurecedor de tinta não pode ser usado com tintas à base de óleo. Tintas à base de óleo devem ser levadas para um centro de eliminação de resíduos perigosos ou de reciclagem.

Precauções

Ableimages/Photodisc/Getty Images

De acordo com a Freeworld Environmental Technologies, o endurecedor de tinta pode causar irritação ocular ligeira a moderada se as partículas entrarem em contato com os olhos. O pó do ingrediente principal, poliacrilato de sódio, também pode causar inflamação pulmonar se inalado. A maioria das pessoas não serão afetadas pela poeira, mas pessoas com asma ou outras doenças respiratórias podem querer tomar precauções, fazendo uso de uma máscara de poeira enquanto despejam o endurecedor de tinta na lata. Pessoas com olhos sensíveis podem querer usar óculos de proteção ao trabalhar com o endurecedor de pintura.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media